Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo inaugura Espaço Histórico em homenagem ao patrono do Corpo de Fuzileiros Navais

Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo inaugura Espaço Histórico em homenagem ao patrono do Corpo de Fuzileiros Navais

No dia 29 de novembro, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) inaugurou o “Espaço Histórico Almirante Sylvio de Camargo”. O espaço tem por objetivo apresentar e perpetuar a memória dos feitos desse grande Chefe Naval, que dedicou a sua vida ao Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), assim como os principais acontecimentos da história do Centro de Instrução que leva o seu nome e vem representando, ao longo de sua existência, o verdadeiro coração do ensino no CFN.

O evento, presidido pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, contou com a presença de antigos Comandantes-Gerais do Corpo de Fuzileiros Navais, de antigos Comandantes do Centro de Instrução, além do Professor Carlos Eduardo Camargo de Albuquerque (neto do Almirante Sylvio de Camargo e filho do Almirante Carlos de Albuquerque, antigo Comandante-Geral do CFN e antigo Comandante do CIASC), da nadadora olímpica Flávia Nadalutti (filha do arquiteto Roberto Nadalutti, que projetou o Centro), e de diversos colaboradores que contribuíram com a elaboração do acervo do Espaço Histórico.

Como parte da programação, os visitantes assistiram a uma apresentação sobre a evolução do CIASC durante os anos, visitaram o Centro de Simulação do CFN e presenciaram uma instrução de abordagem no mar, da Escola de Operação de Paz de Caráter Naval. Foi realizada uma apresentação da Banda da Escola de Música do CIASC em conjunto com um coral de crianças e adolescentes assistidos pelo Programa Forças no Esporte (Profesp). Um dos pontos altos do evento foi a formatura do Corpo de Alunos em homenagem aos antigos comandantes, na qual receberam miniaturas do auditório, que representa um verdadeiro símbolo do projeto arquitetônico do Centro, inspirado em elementos associados ao ensino.

O Espaço Histórico é dotado de acervo do Almirante homenageado, além de farto material relativo à história do CIASC, desde a sua criação até os dias atuais por meio de exposição fotográfica, objetos e multimídia. Do acervo, destacam-se, especialmente, áudios e vídeos, nos quais se pode ouvir partes da história do CFN e da construção do Centro de Instrução, na voz do próprio Almirante Sylvio de Camargo.

O Centro de Instrução foi inaugurado em 28 de dezembro de 1955, data em que recebeu a denominação de Centro de Instrução do Corpo de Fuzileiros Navais (CICFN), a qual foi alterada em 1971 para Centro de Instrução e Adestramento do CFN (CIAdestCFN) e, em 1990, para a atual designação, em homenagem ao seu fundador e patrono do CFN.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *