Centro de Instrução Almirante Wandenkolk celebra Data Magna da Marinha do Brasil

Centro de Instrução Almirante Wandenkolk celebra Data Magna da Marinha do Brasil

O Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) comemorou, no dia 10 de junho, o 149º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, celebrada nacionalmente no dia 11 de junho. A cerimônia, presidida pelo comandante do CIAW, Contra-Almirante Flávio Soares Ferreira, refere-se ao episódio decisivo da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), o maior conflito militar na América do Sul.

Durante a solenidade, militares do CIAW foram condecorados com a Medalha Militar, que se destina a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças das Forças Armadas em serviço ativo, e com a Medalha Mérito Anfíbio, conferida ao militar da ativa da Marinha, como reconhecimento àquele que, em exercícios e operações, se distinguir pela exemplar dedicação à sua profissão e invulgar interesse no aprimoramento da sua condição de combatente anfíbio. Foram também entregues insígnias a militares promovidos.

Militares agraciados com medalhas durante a Cerimônia
Militares agraciados com medalhas durante a Cerimônia

A Cerimônia foi abrilhantada pela presença de diversos convidados, familiares e amigos dos promovidos e agraciados.

Na ocasião, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Marinha, que enalteceu a vitória conquistada em Riachuelo e enfatizou a importância de refletir sobre a amplitude das responsabilidades que atualmente nos são confiadas.

Já na mensagem da Presidência da República, houve o destaque para o papel estratégico da Marinha no cenário nacional. “A Marinha do Brasil tem um papel fundamental a desempenhar na estratégia de defesa do Brasil, assentada na dissuasão de ameaças provenientes de quaisquer quadrantes do globo. Nesse contexto, é importante reconhecer os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos e do Programa Nuclear da Marinha”.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *