Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga homenageia aniversários das Independências da Argentina e de Cabo Verde

O Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB), tradicionalmente, recebe alunos de marinhas amigas para realizar o Curso de Aperfeiçoamento de Intendência para Oficiais (CAIO). Este ano, o CAIO conta com a participação de dois oficiais-alunos estrangeiros, pertencentes à Esquadrilha Naval da Guarda Costeira de Cabo Verde e à Armada Argentina. Como forma de homenagear os países de origem desses dois oficiais-alunos, o CIANB realizou cerimônias comemorativas ao 43º aniversário da Independência de Cabo Verde e ao 202º aniversário da Independência da Argentina, respectivamente nos dias 5 e 9 de julho.

Como parte das cerimônias, os oficiais-alunos estrangeiros, Primeiro-Tenente Roseno Fortes Rocha, de Cabo Verde, e Teniente de Fragata Mathias Agustin Pieroni, da Argentina, realizaram apresentações aos seus companheiros de turma do CAIO e à oficialidade do CIANB, abordando a história de seus países, especialmente quanto aos eventos que contextualizaram e culminaram em suas declarações de independência, bem como outras características nacionais e de suas Forças Navais. As apresentações enriqueceram o conhecimento dos alunos do curso sobre as duas nações e marinhas amigas e contribuíram para uma maior integração dos estrangeiros.

Palestra do Teniente de Fragata Mathias Agustin Pieroni, da República Argentina

Durante as cerimônias, o Diretor do CIANB, Capitão de Mar e Guerra (IM) Victor Leal Domingues, parabenizou os oficiais-alunos estrangeiros por mais um aniversário de independência de seus países, ressaltou a importância do intercâmbio acadêmico entre as marinhas amigas no CAIO/2018 e a satisfação de ter ambos os oficiais como parte do Corpo Discente daquele Centro, desejando continuado sucesso no Curso e em suas carreiras.

CAIO
O Curso de Aperfeiçoamento de Intendência para Oficiais (CAIO) faz parte do Catálogo de Cursos e Estágios do Ensino Naval destinados a Pessoal Extra-Marinha, elaborado pela Diretoria de Ensino da Marinha, e das iniciativas de parcerias estratégicas desenvolvidas pelo Brasil com nações de todos os continentes, em diferentes áreas de atuação da Defesa.
(CCSM/FM)

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>