Centro de Lançamento da Barreira do Inferno recebe o Prêmio Qualidade Brasil

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno recebe o Prêmio Qualidade Brasil

A premiação distingue empresas, instituições e prestadoras de serviços que se destacaram na implementação de sistemas de gestão voltados para a norma ISO 9001

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) foi uma das 52 organizações brasileiras indicadas para receber, em 2014, o Prêmio Qualidade Brasil. A premiação distingue empresas, instituições e prestadoras de serviços que se destacaram na implementação de sistemas de gestão voltados para a norma ISO 9001. Dentre os premiados, apenas três são instituições públicas, sendo que esta é a primeira vez que a Força Aérea Brasileira (FAB) recebe o prêmio.

Centro de Lancamento da Barreira 1

O CLBI padronizou documentos e processo desde que recebeu o ISO 9001, em 2009. Trata-se de um certificado conferido a organizações que atendem a um conjunto de normas aceitas internacionalmente, criadas para melhorar a gestão e conferir credibilidade no mercado.

“Quem quer que assuma determinada tarefa hoje no CLBI terá todas as condições de executá-la com segurança e qualidade por meio do sistema de gestão que agora foi premiado com o selo Qualidade Brasil. Nossas Normas Padrão de Ação(NPAs) dizem apenas o que fazer, de forma genérica. O trabalho que desenvolvemos é para documentar e como fazer”, explica o Chefe da Seção de Gestão Integrada do CLBI, Capitão Francisco Eusélio Pereira.

Para 2015, o CLBI trabalha para conquistar outros dois certificados: o ISO 14001, ligado à gestão ambiental e o OHSAS 18001, associado à segurança e saúde ocupacional. “Nós já temos, na prática, as atividades requeridas para as normas que almejamos. Temos controle dos acidentes, ações de prevenção, simulações de situações críticas, temos semana do meio ambiente e coleta seletiva. O que precisamos fazer é ajustar a documentação”, explica o Chefe da Subseção de Qualidade, Itamar Correia.

Saiba Mais – O Prêmio Qualidade Brasil, que é entregue anualmente no Brasil desde 1977, tem origem italiana. Em 1950, uma associação denominada International Quality Service instituiu o prêmio na Itália, para diferenciar seus produtos no mercado externo e incentivar a busca de melhoria nos processos de gestão.

(CECOMSAER/ FM)

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