Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego instala seu primeiro AIS de Auxílio à Navegação

Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego instala seu primeiro AIS de Auxílio à Navegação

Em 21 de agosto, o Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego (CAMR), buscando incorporar novas tecnologias que auxiliem o navegante, iniciou uma prova de conceito, com a ativação de um AIS AtoN (Sistema de Identificação Automática de Auxílio à Navegação) no radiofarol da Ilha Rasa (RJ).

Visualização do AIS AtoN em carta raster
Visualização do AIS AtoN em carta raster

O AIS (Automatic Identification System) permite a difusão automática de características e localização de alvos próximos (até 40 milhas náuticas, cerca de 74 km). No caso do AIS AtoN (Aid to Navigation), os dados difundidos são do sinal náutico, proporcionando ao navegante mais uma informação de referência. Além disso, serão realizadas experiências de transmissão de mensagens de segurança, primariamente avisos meteorológicos da área do Rio de Janeiro.

Essa iniciativa faz parte de um planejamento que visa dotar o CAMR de uma rede AIS de capacidade ampliada, utilizando funções tão diversas como, monitoramento do tráfego marítimo, identificação dos sinais náuticos, captação e difusão de dados de sensores meteorológicos, auxílio em operações de Busca e Salvamento, difusão de mensagens de segurança, entre outros, com o posicionamento de equipamentos em locais estratégicos e de alcance aumentado, como os faróis da costa do Rio de Janeiro.

(CCSSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *