Centro Industrial Nuclear de Aramar recebe visita da Agência Internacional de Energia Atômica

Centro Industrial Nuclear de Aramar recebe visita da Agência Internacional de Energia Atômica

O Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA) recebeu, em 17 de julho, o Embaixador Rafael Mariano Grossi, Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (DG-AIEA) e comitiva. O objetivo da visita foi conhecer de forma abrangente o Programa Nuclear da Marinha (PNM), com ênfase nos dois projetos capitais: o ciclo do combustível e o Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE).
Ainda no encontro, o DG-AIEA observou a tecnologia autóctone de enriquecimento nuclear das ultracentrífugas, conquista compartilhada com as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) na fabricação de elementos combustíveis utilizados nos reatores de Angra-1 e Angra-2. No LABGENE, esteve presente à obra da Planta Nuclear Embarcada (PNE), visitando o selo metálico da base do reator, no Bloco 40, assim como a instalação do circuito secundário, que compõe o Bloco 30.
O PNM tem suscitado substanciais externalidades positivas na área nuclear, por meio da nacionalização de processos e equipamentos; de inovações para a indústria; da independência em tecnologias sensíveis; da contribuição para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa; da geração de empregos diretos e indiretos; dos benefícios socioeconômicos; e dos ganhos oceanopolíticos essenciais para a Defesa da Amazônia Azul.
(CCSM/FM)
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *