Cerimônia comemora Dia do Exército com homenagens a organizações militares e a autoridades

Cerimônia comemora Dia do Exército com homenagens a organizações militares e a autoridades

Um dia para celebrar o dever verde-oliva diante do povo e da Pátria. Nesta segunda-feira, 19 de abril, foi realizada a tradicional cerimônia em comemoração do Dia do Exército. Realizada no Clube do Exército, em Brasília, a solenidade reuniu autoridades civis e militares e foi marcada por homenagens. Na ocasião, cinco organizações militares foram agraciadas com a imposição da Ordem do Mérito Militar e diversas autoridades, entre civis e militares, foram condecoradas com a Medalha do Exército. Todos os protocolos sanitários relativos à prevenção da covid-19 foram obedecidos no evento.

Presente na cerimônia, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, ressaltou o compromisso constitucional do Exército. “A nossa democracia e a nossa liberdade não têm preço. Nós jogamos e sempre jogaremos dentro das quatro linhas da Constituição. Essa é a certeza e a tranquilidade que o nosso povo pode ter com o nosso Exército: sempre estaremos dentro dessas quatro linhas. Hoje é uma data que orgulha todos nós porque, nela, aniversaria aquele que nos dará a sustentação para que ninguém ouse ir além da nossa Constituição”.

O Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, destacou os principais feitos da instituição desde sua concepção, em 1648, e elencou diversas atividades realizadas pela Força atualmente. “No maior desafio experimentado por esta geração, o combate à pandemia da covid-19, ao lado das Forças coirmãs, sob a coordenação do Ministério da Defesa e contribuindo para o esforço do governo federal, o Exército atua não só com competentes profissionais de saúde, mas também com desinfecção de instalações; doação de sangue; e distribuição de alimentos, medicamentos, imunizantes, equipamentos e oxigênio. Nossos militares socorrem, também, as localidades de difícil acesso e as comunidades indígenas. Esta simbiose histórica entre a Força Terrestre e o povo brasileiro é fator preponderante para que a sociedade mantenha a elevada confiança no braço forte e na mão amiga de seu Exército”.

O General Leal Pujol também evidenciou o compromisso do Exército com diversos princípios fundamentais à democracia. “Na fiel observância dos preceitos constitucionais; regido pelos princípios da ética, da probidade, da legalidade, da transparência e da imparcialidade; conectado no tempo e no espaço, e aos genuínos anseios do povo brasileiro; o Exército sempre se fará presente, moderno, dotado de meios adequados e de profissionais altamente preparados, forjando capacidades militares que superem os desafios do século XXI e possam respaldar as decisões soberanas do nosso Brasil”.

Durante a cerimônia, cinco organizações militares foram homenageadas com a Ordem do Mérito Militar, a mais alta distinção honorífica do Exército: o Comando da Força de Superfície (ComForSup) da Marinha do Brasil; o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx); o Centro de Inteligência do Exército (CIE); o 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB) do Exército; e o Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA Gl) da Força Aérea.

Na sequência, foram homenageadas diversas autoridades militares e civis com a Medalha do Exército, distinção voltada a quem praticou ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército. A homenagem foi concedida a autoridades como o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; o Ministro da Economia, Paulo Guedes; e o Procurador-Geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras; dentre outros.

Prestigiaram a cerimônia o Vice-Presidente da República, General de Exército Hamilton Mourão; o Ministro da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Santos; o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior; o Comandante designado do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; membros do Alto Comando do Exército e ministros de Estado.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *