Cerimônia de Abertura do IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas

Cerimônia de Abertura do IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas

Em 25 de agosto de 2014, no Auditório Professor Oliveira Júnior da Escola Superior de Guerra (ESG), realizou-se a cerimônia de abertura do IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS).

cerimonia esg 1

Na inauguração do evento, o Almirante Leal Ferreira destacou o orgulho da Escola em fazer parte do fórum de estudos e agradeceu pela oportunidade de compartilhar da iniciativa com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no momento em que a Escola busca a aproximação com a Academia.

A conferência inicial coube ao Prof. Dr. Horácio Cerutti, da Universidade Autônoma do México, que abordou o tema “Cuerpos Pensantes Somos”.

cerimonia esg 2

O Congresso

O Núcleo de Estudos das Américas completa 10 anos de atividades em 2014, realizando Cursos, Fórum de Debates, Simpósios, Encontros Acadêmicos e Congressos, além das pesquisas e orientação de projetos.

Durante período de 25 a 29 de agosto, será realizado o IV Congresso Internacional, promovido pelo NUCLEAS, “América Latina: Entre Espaços e Pensamentos: Corpos Locais e Mentes Globais – Sociedade-Política-Economia e Cultura”, nas dependências da UERJ.

cerimonia esg 3

O objetivo do Congresso é reunir a comunidade acadêmica brasileira e estrangeira para discutir questões relevantes sobre os processos sociais, econômicos, políticos e culturais das Américas. Pretende também ampliar os estudos sobre Pluriculturalidade, Etnicidade, Religião e Cosmovisões, e desenvolver pesquisas relativas às identidades locais, regionais e nacionais.

(ESG/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *