Cerimônia de Diplomação e Encerramento do CAEPE 2017

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro ocorreram as cerimônias de diplomação e encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2017), da Escola Superior de Guerra (ESG). Nas quais, os presentes puderam prestigiar os diplomados do curso; prestar homenagens e proferir palavras de agradecimento.

No dia 30, estiveram presentes, na cerimônia de diplomação, o Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, acompanhado do Subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo. A mesa de honra foi composta pelo Assistente Militar da Marinha na ESG e Diretor do CAEPE 2017, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço e pelo Assistente Militar do Exército na ESG, General de Divisão João Batista Leonel Filho.

Após a abertura da cerimônia, os diplomas e certificados de conclusão foram entregues aos estagiários da turma “Ordem e Progresso”. Dando prosseguimento à solenidade, o Comandante da Escola, o Capitan de Navio Ruben Carlos Stroppiana, da Armada da República Argentina e o Coronel de Artilharia do Exército Paquistão, Zahid Mehmood Awan, descerraram a placa da turma, ofertada pelos estagiários das Nações Unidas à ESG.

Ao final da cerimônia, a Servidora Civil da Marinha do Brasil, Vitória Monzani Manieri Piedade, realizou uma alocução sobre a Patronesse da turma, Professora Therezinha de Castro. Em seguida, a Servidora Vitória, acompanhada do Comandante da ESG, descerraram o retrato da Patronesse da turma.

No dia 1º, a cerimônia de encerramento da turma “Ordem e Progresso” ocorreu no auditório Duque de Caxias, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Prestigiaram a solenidade o Comandante da ESG, General Schons; o General de Exército Armando de Moraes Ancora Filho; o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica e antigo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; o Subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo; o Presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck e demais Oficiais Generais das forças singulares, Civis e familiares dos concludentes do curso.

Durante a cerimônia, o orador da turma, Coronel Aviador Cláudio Evangelista Cardoso, discursou em nome dos estagiários, fazendo uma síntese dos momentos vividos na Escola e mencionou os laços que foram adquiridos entre todos durante o curso. O Coronel Cláudio agradeceu a todo o efetivo da ESG pela missão cumprida e discorreu algumas palavras sobre a Tuma “Ordem e Progresso”, ressaltando que o maior objetivo da turma é o desejo de um país melhor.

Os distintivos da turma foram entregues pelas madrinhas e padrinhos dos formandos. Na sequência, o Comandante da Escola e o General de Divisão Teixeira descerraram a placa da turma. O Comandante da ESG discursou saudando todos os presentes e formandos e destacou a missão da ESG desde sua criação, mencionando que a Escola estimula a inovação e o trabalho em equipe, e asseverou “a casa onde se pensa o Brasil, para melhor entendê-lo e servi-lo”. Ao encerramento do discurso, o Comandante parabenizou os diplomados integrantes da turma e declarou encerrada a cerimônia.

(ESG ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>