Mais um passo importante na colaboração entre as Marinhas do Brasil e da Namíbia foi dado no dia 24 de novembro quando ocorreu a cerimônia de encerramento dos cursos conduzidos na Naval Training School (NTS), localizada em Rooikop (Walvis Bay).

Presidida pelo Captain (N) N. Z. Shikongo, Chief of Naval Support e contando com a presença do Captain (N) A. N. Haimbala, Namibian Marine Corps Commandant, cem soldados do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), quarenta e seis militares do Curso de Especialização em Infantaria (C-Espc-IF) e quinze militares do Adestramento Básico de Operações Especiais (Adest-Bas-OpEsp) formaram-se na presença de seus familiares.
Oficiais e Praças componentes do Grupo de Apoio Técnico de Fuzileiros Navais (GAT-FN) prestaram a assessoria necessária para que o 8° C-FSD-FN e o 5° C-Espc-IF fossem conduzidos pelos instrutores namibianos. Já em relação ao Adest-Bas-OpEsp, os brasileiros foram responsáveis por conduzir todo o estágio, não como assessor, mas como instrutor, sendo os namibianos os auxiliares. O GAT-FN vem desenvolvendo os trabalhos na Namíbia desde 2009, com a chegada do primeiro contingente.
Em seu discurso, durante a cerimônia de encerramento do curso, o Captain (N) N. Z. Shikongo reconheceu a excelência do trabalho desenvolvido pelos brasileiros e premiou os instrutores destaques do ano em cada curso: Suboficial fuzileiro naval Agildo C. De Azevedo, pelo Adest-Bas-OpEsp; Suboficial fuzileiro naval F. Das Chagas De Azevedo, pelo C-Espc-IF; e Primeiro-Sargento fuzileiro naval Ailton B. B. Filho, pelo C-FSD-FN.

Os primeiros colocados de cada curso foram agraciados pela Marinha da Namíbia com a Medalha Prêmio Tobias Hainyeko (equivalente à Medalha Prêmio Sargento Borges), criada por sugestão do GAT-FN.
Os laços de cooperação entre estas Marinhas continuarão em 2018. Brave here we are! (lema dos fuzileiros navais namibianos) Adsumus!
(CCSM/FM)