Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional em Brasília

Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional em Brasília

Brasília (DF) – No contexto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Exército Brasileiro, por intermédio do Comando Militar do Planalto (CMP), realizou, no dia 7 de agosto, em Brasília (DF), mais uma tradicional solenidade de substituição da Bandeira Nacional. A cerimônia cívica é realizada a cada mês e tem por finalidade manter o Pavilhão Nacional hasteado em perfeitas condições na Praça dos Três Poderes.

BANDEIRA 1

A cerimônia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Francisco Carlos Modesto, contou com a presença de tropas do Batalhão da Guarda Presidencial, do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, ambos com seus respectivos uniformes históricos, e da tropa de choque do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. Encerrando o evento, a Banda Marcial do Exército realizou uma apresentação musical.

BANDEIRA 4

A solenidade cívico-militar iniciou-se com a entrada da tropa na área central da Praça dos Três Poderes e as honras militares. Em seguida, a nova bandeira foi hasteada ao som do Hino Nacional e de uma salva de 21 tiros da Bateria Histórica Caiena (do 32º Grupo de Artilharia de Campanha), em homenagem ao símbolo maior da Pátria. Após, a Bandeira substituída foi arriada, durante a entoação do Hino à Bandeira. Encerrando a atividade, ocorreu o desfile da tropa.

BANDEIRA 2

Além de diversas autoridades e de um grande público presente, cerca de 200 alunos do ensino fundamental, participantes do Programa Forças no Esporte, assistiram, pela primeira vez, essa cerimônia. Também estavam na assistência 98 participantes do Estágio de Adaptação e Serviço, que em breve incorporarão às Fileiras do Exército.

A cerimônia de substituição da Bandeira Nacional acontece no primeiro domingo de cada mês, com a finalidade de manter acesa a chama de civismo e incentivar o culto aos símbolos nacionais. Para a condução desse evento, existe um revezamento entre as Forças Armadas, a Polícia Militar do Distrito Federal e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

BANDEIRA 3

A Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, está permanentemente hasteada a 100 metros do chão. Medindo 286 m2, está presa a um mastro especial, formado por 24 hastes metálicas, construído como símbolo de diálogo e de convergência de todas as unidades da Federação e dos Três Poderes da República.

Na base do mastro está escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *