Cerimônia de Transmissão de Cargo do Diretor de Portos e Costas

Brasao DPCA Diretoria de Portos e Costas (DPC) contará com um novo Diretor a partir desta sexta-feira, 14 de agosto. O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho assumirá o posto do Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros. A Cerimônia de Transmissão de Cargo, presidida pelo Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, acontecerá no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), às 10 horas. Autoridades da Marinha do Brasil, representantes de segmentos da Marinha Mercante, da construção naval, de sociedades classificadoras, órgãos federais e sindicatos estarão presentes na solenidade.

Com mais de 38 anos de serviços prestados à Marinha, o Almirante Lima Filho já foi Capitão dos Portos de Alagoas e do Rio de Janeiro, tendo também comandado as Forças Marítimas durante a Operação Panamax 2012, que é um exercício militar voltado à proteção e garantia do tráfego seguro através do Canal do Panamá, envolvendo mais de 15 países. Após uma passagem de oito meses no comando do 8º Distrito Naval, sediado em São Paulo, o novo Diretor de Portos e Costas terá pela frente o desafio de cumprir as diversas tarefas afetas à DPC, tais como àquelas referentes à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, às Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), ao Ensino Profissional Marítimo (EPM) e à prevenção da poluição hídrica.

Subordinada à Diretoria-Geral de Navegação (DGN) e representante da Autoridade Marítima Brasileira, a DPC é a Organização Militar da Marinha que oferece apoio técnico às 27 Capitanias, 14 Delegacias e 22 Agências espalhadas pelo território nacional, além de orientar, regular, fiscalizar e certificar a formação de mão de obra para as atividades marítimas e portuárias.

(DPC ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *