Cerimônia marca abertura do CASO/Turma 2017

Cerimônia marca abertura do CASO/Turma 2017

No dia 25 de janeiro, ocorreu a cerimônia de abertura do Curso de aperfeiçoamento de Submarinos para Oficiais (CASO)/Turma 2017. O evento foi presidido pelo Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Oscar Moreira da Silva Filho.

Na ocasião, o Comandante do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa, ministrou uma aula inaugural, onde foram abordados aspectos que compõem a carreira de um Oficial Submarinista. Entre os quais, destacaram-se os principais questionamentos do processo de escolha e o perfil profissional desejado. Em tempo, foram apresentados ainda os aspectos históricos do surgimento da arma submarina e seu emprego.

Último degrau (da esq. para dir):CT Salgado, CMG (RM1) Ahylton, CMG Cunha Lima e CC Felipe Alves. Penúltimo degrau (da esq. para dir.): 2T Cardoso, 2T Araújo, 2T Cristo, 2T (QC-CA) Flávio. À frente (da esq. para dir.): CAlte Oscar e CAlte Demby
Último degrau (da esq. para dir):CT Salgado, CMG (RM1) Ahylton, CMG Cunha Lima e CC Felipe Alves. Penúltimo degrau (da esq. para dir.): 2T Cardoso, 2T Araújo, 2T Cristo, 2T (QC-CA) Flávio. À frente (da esq. para dir.): CAlte Oscar e CAlte Demby.

Com um ano de duração, o CASO provê a capacitação necessária aos Oficiais do Corpo da Armada na condução, supervisão e manutenção das áreas de máquinas, armamento e sensores, além de empregar operativamente o submarino. Seu currículo é dividido em três etapas: ALFA 1 (Manobra; Armamento; Motores e Máquinas Auxiliares dos Submarinos Classe “Tupi”; Instalações Elétricas dos Submarinos Classe “Tupi”; Sensores dos Submarinos Classe “Tupi”; Emprego Operativo do Submarino I; Emprego Operativo do Submarino II; Gestão Contemporânea; Submarino Classe “TIKUNA”; Noções Básicas de Gestoria e Treinamento Físico Militar), ALFA 2 (Treinamento de Simuladores) e BRAVO (Capacitação de Oficiais em Submarinos).

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *