Cerimônia militar marca a comemoração do Dia dos Inativos

Cerimônia militar marca a comemoração do Dia dos Inativos

O Dia dos Inativos, comemorado em 10 de outubro, foi celebrado na Casa do Marinheiro com uma cerimônia militar e com atividades socioeducativas. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, que destacou a importância de ações voltadas para os inativos. “Sempre faremos o possível e o impossível para honrar o legado de quem se dedicou à Marinha”, afirmou.

 

Distintivos de inativos foram entregues a uma representação de militares e de servidores civis. O Vice-Almirante (RM1) Domingos Sávio Almeida Nogueira foi um dos agraciados. “A Marinha é uma instituição que vive de tradições e os inativos fazem uma ponte com o que aprenderam e transportam para os mais modernos, como uma forma de a Força Naval não perder sua identidade”, destacou.

Almirantes de Esquadra da ativa e da reserva
Almirantes de Esquadra da ativa e da reserva

Durante o evento houve, ainda, demonstração de treinamento funcional feita pelo Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), como forma de incentivar a prática de exercício físico. No espaço do CEFAN também estiveram presentes dois atletas olímpicos de atletismo, o Terceiro-Sargento (RM2-EP) José Carlos Gomes Moreira e a Terceiro-Sargento (RM2-EP) Cristiane dos Santos Silva. Além disso, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro realizou uma apresentação de cães adestrados.

Almirantes de Esquadra da ativa e da reserva
Almirantes de Esquadra da ativa e da reserva

O Dia dos Inativos foi criado em 2010 como forma de reconhecimento às pessoas que serviram à Marinha. O Capitão de Mar e Guerra (FN) Luiz Claudio Larica de Souza Pereira, um dos militares que recebeu o distintivo no evento, mostrou-se realizado com a homenagem. “Esta data é muito importante, já que após tantos anos de serviço, a Marinha reconhece o nosso trabalho”, lembrou.

(CCSM / FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *