Chefe-Geral da Embrapa palestra sobre a ocupação do território brasileiro

Chefe-Geral da Embrapa palestra sobre a ocupação do território brasileiro

O Chefe-Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Unidade Territorial (Embrapa Territorial), Evaristo Eduardo de Miranda, palestrou sobre “Atribuição, ocupação e uso de terras no Brasil – situação atual, ameaças e desafios”, nesta quinta-feira (21), no Ministério da Defesa. A iniciativa faz parte do projeto “Expandindo os Caminhos da Defesa”, coordenado pela Escola Superior de Guerra (ESG) e direcionado aos servidores civis e militares da Pasta.

20211021 CAPA CAMINHOS DA DEFESA EMBRAPA.jpg

Durante a apresentação, Evaristo de Miranda apresentou dados sobre Áreas de Proteção Ambiental (APAS), reforma agrária, terras indígenas, territórios quilombolas, áreas militares, Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outros. “Nós investimos e desenvolvemos softwares para coletar, controlar e monitorar os dados. Nossas análises são inteligentes, com foco na resolução dos problemas”, destacou.

O Chefe-Geral da Embrapa enfatizou que é necessário conscientizar as autoridades sobre a temática da ocupação do território brasileiro e evoluir nas legislações. “Precisamos focar em análises geopolíticas e estudos para sabermos aonde queremos chegar no futuro”, finalizou.

Na ocasião, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, enfatizou a importância da participação da Embrapa no “Expandindo os Caminhos da Defesa”, tendo em vista a preocupação da Pasta com a proteção e o progresso do País. “A ideia de trazer a Embrapa para explanar sobre os termos de ocupação da terra e em direito da terra é fomentar a discussão e agregar conhecimento acerca dessa temática na alta cúpula do Ministério da Defesa”, pontuou.

A palestra foi prestigiada, também, pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; pelo Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas; pelo Secretário de Orçamento e Organização Institucional, Antonio Paulo Vogel de Medeiros; entre outras autoridades.

Caminhos da Defesa

Sob coordenação da Escola Superior de Guerra (ESG), o “Expandindo os Caminhos da Defesa” promoveu outras três palestras, nos meses de julho, agosto e setembro, respectivamente. A primeira contou com a participação do jornalista Alexandre Garcia, que, na ocasião, analisou o papel da mídia em tempos de pandemia. Em agosto, o Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Zuffo discorreu sobre o tema “5G e Tecnologias Portadoras de Futuro: Riscos e Oportunidades”. Já em setembro, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, explanou sobre “Questão indígena no Brasil”.

A primeira etapa do ciclo de palestras prossegue até o mês de novembro. A cada evento, são convidados como palestrantes personalidades de renome nacional para que a plateia tenha a oportunidade de tratar temas de interesse da Defesa, de acordo com a conjuntura nacional e internacional.

Por Carolina Militão
Foto: Igor Soares

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *