Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Chefes das delegações das Marinhas dos Países de Língua Portuguesa reúnem-se para a V Conferência

No período de 7 a 9 de agosto, realizou-se a V Conferência das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Rio de Janeiro-RJ, que teve como tema central “A cooperação entre as Marinhas para exercer a soberania nas águas jurisdicionais dos países”. O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, ressaltou a oportunidade de ampliar a cooperação naval entre as Marinhas da CPLP, propondo o debate sobre o compartilhamento de informações no que tange ao monitoramento e controle do trafego marítimo.

A V Conferência foi organizada pela Marinha do Brasil, na Escola de Guerra Naval (Rio de Janeiro), e contou com a participação de delegações da Marinha de Guerra Angolana, Guarda Costeira de Cabo Verde, Marinha de Guiné Equatorial, Marinha de Guerra de Moçambique, Marinha Portuguesa e Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe. Além desses países, Guiné-Bissau e Timor Leste integram a CPLP, criada em 17 de julho de 1996, durante a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo.

Um dos objetivos da organização é a cooperação em todos os domínios. No ambiente da Defesa, foi assinado, em setembro de 2006, o “Protocolo de Cooperação da CPLP no Domínio da Defesa”, que estabeleceu como objetivo geral “promover e facilitar a cooperação entre os Estados-Membros, por meio da sistematização e clarificação das ações a empreender”. Nesse intuito, a cada dois anos ocorre a Conferência das Marinhas em um dos países membros, consolidando-se como o fórum mais importante entre as Marinhas e Guardas Costeiras de língua portuguesa sobre assuntos ligados ao mar. Conforme estabelecido nesta edição, a próxima conferência será em Cabo Verde em 2020.

(CCSM/FM)

 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *