CHM participa da IV Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói (RJ)

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) participou da IV Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, nos dias 20 e 21 de outubro, com uma exposição sobre suas atividades e os produtos gerados pelas demais OMs subordinadas à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). O evento ocorreu no Campo de São Bento, no bairro de Icaraí, tendo como tema central “A Matemática está em tudo”.

Alunos de diversas escolas de Niterói passaram pela feira nos dias 20 e 21

A participação inédita do CHM, Instituição Científica e Tecnológica, pretendeu interligar as atividades desenvolvidas na DHN e mostrar a sua relação com a Matemática. No estande, os militares apresentaram ao público problemas do cotidiano do navegante, como o cálculo da maré baseado na Tábua de Marés e o cálculo da direção e da intensidade do vento nos navios a partir da Rosa de Manobras. Aplicações mais específicas também foram expostas, por exemplo, o princípio físico-matemático da medição da profundidade por meio do ecobatímetro.

A feira foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Fundação Municipal de Educação. Ao longo dos dois dias, escolas dos níveis fundamental e médio, universidades e instituições de pesquisa técnico-científica apresentaram seus projetos, em diferentes formatos e utilizando diversas tecnologias. O evento contou com a presença de cerca de 4.500 pessoas, entre expositores e visitantes. Com a iniciativa, buscou-se mobilizar e incentivar a população, especialmente os estudantes da cidade, a desenvolverem o gosto pelas ciências desde jovens e contribuírem com a produção tecnológica e as inovações, tão relevantes para o desenvolvimento do Brasil.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>