CIAW realiza cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Oficiais para Marinhas Amigas

CIAW realiza cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Oficiais para Marinhas Amigas

No dia 24 de janeiro, o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) realizou a Cerimônia de Conclusão do Curso de Formação de Oficiais para Marinhas Amigas (CFOMA 2018 / 2020). Oferecido pela Marinha do Brasil em parceria com Marinhas Amigas, o CFOMA contribui para a área de Ensino e fortalece os laços de amizade entre os países envolvidos, para os quais os alunos retornam após um ano e meio de sólida formação.

A terceira turma do CFOMA a se formar no Brasil é composta por oito alunos de quatro países: Cabo Verde, Guiana, Paraguai e Timor-Leste.

Os alunos passam por três etapas de ensino: Ensino Militar-Naval, Ensino Profissional (com disciplinas nas áreas de Armamento, Eletrônica, Comunicações, Máquinas e Eletricidade Naval) e, por fim, o estágio, realizado nos navios subordinados ao Comando do Primeiro Distrito Naval.

A cerimônia foi Presidida pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire. Dentre as autoridades militares, estiveram presentes o Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza, e o Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, Contra-Almirante Renato Garcia Arruda. Dentre as autoridades civis, a Cônsul da República do Paraguai, Lurdes Bridez; o Cônsul da República de Cabo Verde, Pedro Antônio dos Santos, e o Presidente da Soamar-RJ, Dr. José Antônio de Souza Batista, acompanhados do Comandante do CIAW, Contra-Almirante Ricardo Pereira da Silva.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *