Cidade de Alessandria, na Itália, irá homenagear a Força Aérea Brasileira

Os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), Capitão Dornelles e Tenente Medeiros, que foram mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial, vão receber uma homenagem da cidade italiana de Alessandria, onde faleceram em 1945. O reconhecimento do município aos combatentes, que acontecerá em abril, ficou acordado após uma reunião entre o o Adido de Defesa e de Aeronáutica na Itália, Coronel Aviador Max Luiz da Silva Barreto, e o Prefeito de Alessandria, professor Gianfranco Cuttica di Revigliasco, além de outras autoridades e estudiosos.

Tenente Dornelles faleceu em combate em 1945

Dentre os locais onde os pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça foram abatidos, somente Alessandria e Spilimbergo não possuíam cerimônias e homenagens aos jovens oficiais. Spilimbergo realizou a primeira no dia 04 de dezembro e Alessandria realizará a sua primeira homenagem em abril de 2018, provavelmente no fim do mês, próximo ao dia de falecimento do Capitão Dornelles e da liberação da cidade pela Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O Coronel Max explica que outras três cidades onde pilotos da FAB foram abatidos já prestam homenagens aos aviadores: Tarquinia, Livergnano (na província de Pianoro) e Rodano. “Em um primeiro momento, a cidade de Alessandria deverá colocar uma placa no prédio onde ocorreu a queda do avião do Capitão Dornelles, que hoje é uma escola. Também trabalharemos em uma parceria com a instituição, para envolver os alunos”, explica o adido. Ele também destaca a atuação da Embaixada do Brasil na Itália, do historiador italiano Giovanni Sulla, do estudioso Mario Pereira, filho de um militar da FEB, e de Conrrado Andrea, para o sucesso da parceria em Alessandria. “Mais importante que recordarmos nossos heróis, é estabelecermos vínculos duradouros de amizade com o povo italiano, transmitindo aos jovens brasileiros e italianos os valores daqueles pilotos que doaram suas vidas para libertar a Itália”, diz o coronel.

Capitão Dornelles foi abatido em sua 89a missão de guerra

O Segundo Tenente Aviador João Maurício Campos de Medeiros nasceu no Rio de Janeiro e faleceu em Alessandria, em uma missão de combate no dia 02 de janeiro de 1945, após saltar de paraquedas de sua aeronave e ficar preso nos fios de alta tensão da cidade, morrendo eletrocutado. Medeiros voava na ala do Capitão Dornelles e havia destruído seu objetivo antes de ser atingido pela artilharia inimiga.

O Capitão Aviador Luiz Lopes Dornelles foi um dos mais bravos pilotos brasileiros na Segunda Guerra Mundial, abatido na sua 89ª missão de guerra. É paulista e faleceu em Alessandria no dia 26 de abril de 1945.

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>