Ciência Espacial, Tecnologia e Desenvolvimento

Ciência Espacial, Tecnologia e Desenvolvimento

Em parceria com o Naval War College(NWC), dos Estados Unidos da América (EUA), a Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu, por intermédio da Coordenadoria Geral da Pós-Graduação e do Centro de Estudos Estratégicos, o Seminário: “Ciência Espacial, Tecnologia e Desenvolvimento”.

Realizado na última segunda-feira, o evento teve início com foco nos desafios e oportunidades para cooperação, abordados pela Dra. Joan Johnson-Freese (NWC) que apresentou o programa espacial dos Estados Unidos e, pelo Brigadeiro Aviador José Vagner Vital, Representante do Departamento de Ciência e Tecnologia da Força Aérea/IAE que expôs o programa espacial do Brasil.

Tecnologia, Segurança Nacional Desenvolvimento foi o assunto da segunda seção ministrada pelo Dr. Derek Reveron (NWC); pela Dra. Joan Johnson-Freese (NWC) que discorreu acerca do dilema do uso atual da tecnologia espacial; pelo Brigadeiro Aviador José Vagner Vital, Representante do Departamento de Ciência e Tecnologia/CCISE que falou ainda da contribuição do programa estratégico de sistemas espaciais para o desenvolvimento nacional; e, por fim, pelo Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Darc Antonio da Luz Costa.

A última seção teve como foco as implicações geopolíticas da expansão de programas de exploração e utilização do espaço, sobre as quais comentaram, a Dra. Joan Johnson-Freese (NWC) que explicou o impacto da emergência de novos atores na geopolítica espacial; o Professor Larry McCabe (NWC) que explanou acerca da economia da inovação na exploração espacial; o Chefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis (MRE), Ministro Marcelo Paz Saraiva Câmara, que citou a Corrida Armamentista no Espaço Exterior; e a Professora da (PUC-Rio) Monica Herz que dissertou sobre Governança Global e Espaço.

Os debates foram mediados pelo General Mauro Guedes Ferreira Mosqueira Gomes e pelo Almirante Antonio Ruy de Almeida Silva. Ao término do evento, o Comandante da Escola, General de Exército Décio Luís Schons, agradeceu aos palestrantes pelas valiosas informações transmitidas durante o Seminário.

(ESG ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *