CLMN realiza viagem de estudos ao Paraná

O Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN) da Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, entre 19 e 24 de maio, uma viagem de estudos à Curitiba e Paranaguá, no Paraná.
A comitiva, chefiada pelo General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva, Assistente Militar do Comando da ESG e Diretor do CLMN, visitou organizações militares, instituições civis e a sede do Governo do Estado do Paraná. O objetivo da viagem foi verificar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, além de colher subsídios para os trabalhos acadêmicos de  fim do curso.

No primeiro dia de atividade a comitiva esteve no Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) e conheceu o apoio logístico fornecido às tropas do Exército sediadas no Paraná e em Santa Catarina. O apoio conta com suprimento de alimentação, fardamento, munição, medicamentos e seleção e contratação de pessoal. A logística é complementada com a mobilização de pessoal e material em caso de guerra.

A comitiva visitou também a empresa RUMO S.A., onde conheceu sua estratégia de atuação e a logística desenvolvida em seus processos de planejamento. Ela é a maior operadora ferroviária do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte por ferrovias, elevação em portos e estocagem de produtos.

O segundo dia contou com a visita ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II), responsável por extensa área de abrangência de controle e defesa do espaço aéreo sob sua responsabilidade.

Em sequência, os estagiários do CLMN estiveram na sede do Governo do Estado e conheceram o Plano Estadual de Logística em Transporte do Paraná. A apresentação contou com uma explanação dos modais portuário, ferroviário, rodoviário e aeroviário, mostrando o andamento de cada projeto e a expectativa de desenvolvimento até 2035. A comitiva conheceu a história, as obras de arte e as instalações do Palácio Iguaçu.

No dia seguinte, o destino foi o Parque Regional de Manutenção/5. Além de uma palestra, os estagiários puderam ver uma mostra de material e visitar as oficinas de modernização. Na G Log – Operador Logístico foi mostrado a forma do armazenamento, controle e
expedição de material de diversas instituições sob sua guarda.

No quarto dia de eventos a delegação da ESG esteve no Porto de Paranaguá para conhecer a infraestrutura logística e operacional dos Portos do Paraná. Esses portos têm localização geográfica estratégica e possibilidade de movimentação de todos os tipos de carga.
No último dia de viagem, o Curso esteve na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIESP). Lá, foi apresentado aos estagiários o trabalho “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná – 2015-2025”, que tem como propósito promover o desenvolvimento industrial sustentável do estado.

O Curso O CLMN tem por objetivo preparar seus participantes para atuação nos níveis gerenciais da Logística Nacional, bem como no assessoramento aos órgãos responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOBI). A turma “70 anos da ESG” é composta por oficiais da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e representantes de instituições civis.

(ESG/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>