CLSAOR apoia Censipam no projeto “Guajará”

No dia 05 de maio, foi apresentado à imprensa o Projeto “Guajará”, coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), e que tem como uma das instituições parceiras o Centro de Levantamentos e Sinalização Náutica da Amazônia Oriental (CLSAOR). O principal objetivo do projeto é identificar as zonas de risco para a navegação, caracterizadas, principalmente, pelos bancos de areia, e assim garantir mais segurança nos rios da Bacia Amazônica.

Projeto “Guajará” envolve mais de 50 pesquisadores

Projeto “Guajará” envolve mais de 50 pesquisadores

Pesquisadores do Censipam, do CLSAOR, da Universidade Federal do Pará, da Universidade Estadual do Pará e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais vão levantar informações em áreas de difícil acesso que ajudem a entender a dinâmica dos canais de navegação do Rio Amazonas, com vistas a torná-la mais segura e eficaz. A formação e dinâmica dos bancos de areia constituem grandes problemas enfrentados pelos órgãos de apoio à navegação fluvial e às embarcações que trafegam na região.

Para viabilizar o projeto, o CLSAOR está disponibilizando o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu” e a lancha de sondagem “Guajará”. O aviso contará com pessoal técnico e servirá como plataforma de coleta de dados maregráficos e meteorológicos, além de permitir a realização de rastreios e o apoio ao embarque dos pesquisadores. Já a lancha será utilizada para obter os dados batimétricos da área de estudo, com o posterior processamento dos dados.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>