Colégio Militar de Curitiba recebe Prêmio Estadual de Educação Empreendedora do SEBRAE que tem como objetivos identificar, estimular, difundir e reconhecer as iniciativas mais bem sucedidas e inovadoras no campo da educação empreendedora, desenvolvidas em 2017

Curitiba (PR) – No dia 27 de abril, o Colégio Militar de Curitiba (CMC) recebeu o Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora Paraná – 2ª Edição, que tem como objetivos identificar, estimular, difundir e reconhecer as iniciativas mais bem sucedidas e inovadoras no campo da educação empreendedora desenvolvida ao longo do ano passado. O prêmio se dividiu em duas categorias. A primeira, voltada ao Ensino Superior e a segunda englobando os níveis do Ensino Fundamental e Médio. Os vencedores de cada categoria foram escolhidos em duas fases, com a escolha dos 5 melhores trabalhos finalistas, a nível regional, e seleção do ganhador estadual.

Nesse contexto, o CMC foi agraciado com o prêmio de melhor empreendedor do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) do Paraná, no ano de 2017. O trabalho apresentado pelo Colégio foi resultado da inserção, em 2017, do Curso de Empreendedorismo no turno integral do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF). Os professores do CMC foram capacitados pelo SEBRAE e aplicaram a atividade junto aos alunos. O encerramento do curso foi marcado pela realização da I Feira de Empreendedorismo do CMC, que consolidou os projetos e as suas práticas empreendedoras apresentadas por todos os discentes concludentes do curso organizados em grupos.

O trabalho intitulado “Os Graxinhas”, dos alunos Hannah MathiasAna Paula OliveiraAna Rebeca LimaMatheus Borges e Matheus Golemba, vencedor do 9º ano do EF na I Feira de Empreendedorismo do CMC, foi inscrito para concorrer na 2ª Edição do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora e sagrou-se como a melhor proposta na categoria do Ensino Fundamental II no estado do Paraná, por ter identificado um nicho comercial no Colégio Militar aonde todos os seus integrantes são consumidores em potencial do serviço de engraxar calçados.

Receberam o prêmio, na sede do SEBRAE, o Comandante do CMC, Coronel Sérgio Mesquita dos Santos; o Coordenador Geral do Curso, Tenente-Coronel Guilherme Adolpho Josetti Cezar; a Coordenadora Executiva, Capitão Célia Regina Rodrigues Gusmao; e a Professora do Grupo finalista, 2º Tenente Mayara Quadros de Andrade.

Cabe destacar que o Plano Geral de Ensino 2018 do CMC contempla no turno integral do corrente ano a ampliação do Curso de Empreendedorismo para todos os anos do EF. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos no primeiro semestre com os 8º e 9º anos do EF (Feira de Empreendedorismo em junho) e os 6º e 7º anos do EF no segundo semestre (Feira de Empreendedorismo em outubro). Também, há um projeto piloto para o 1º ano do Ensino Médio (EM) – realizou o curso de empreendedorismo em 2017, quando estava no 9º ano do EF – a fim de inserir, no extraclasse, alguns grupos de jovens empreendedores para apresentar seus trabalhos na Feira de outubro. Desta forma, as melhores propostas empreendedoras, tanto do EF e EM vão concorrer, no próximo ano, na 3º Edição do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora.

Esse resultado trouxe motivação ao Corpo Permanente do CMC, que labuta diuturnamente no turno integral, por materializar o quanto tem sido acertada a proposta pedagógica do Sistema Colégio Militar do Brasil para este tipo de atividade junto aos discentes.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>