Colégio Militar de Salvador é palco de significativa integração cultural durante Simulação das Nações Unidas

Salvador (BA) – A quarta edição da Simulação das Nações Unidas do Colégio Militar de Salvador (IV MUNdoCMS) foi realizada no período de 04 a 06 de dezembro, envolvendo cerca de 150 alunos e professores do Sistema Colégio Militar do Brasil, bem como do Colégio Naval, da Escola Naval e de Estabelecimentos de Ensino Básico e Superior da Região Metropolitana de Salvador.

A MUNdoCMS teve como tema gerador a pluralidade cultural e ideológica, com o objetivo de provocar uma reflexão acerca das diferenças presentes no mundo. Para tal, o Colégio Militar de Salvador (CMS) se tornou palco de significativa integração cultural, com representantes de todas as cinco regiões brasileiras. Durante o evento, a diversidade se fez presente tanto nos ambientes de trabalho quanto nos momentos de lazer, nos quais os alunos, em seus papeis de delegados e jornalistas, tiveram a oportunidade única de criar laços interpessoais com as mais variadas percepções regionais do nosso País, além de elucidarem questões atuais e históricas presentes ao redor do globo.

No contexto de proporcionar experiências de diversidade cultural e visão de mundo, o Sr Igor Yorna Cabral Miranda Lima, neto de Amilcar Lopes Cabral, proferiu uma palestra introdutória sobre a cultura e história de Guiné-Bissau.

A simulação foi composta por quatro comitês: o Conselho de Segurança Histórico sobre a Guerra das Coréias; o Conselho dos Direitos Humanos, que tratou sobre o infanticídio na África Subsaariana; o Mercosul, que discutiu o caso da Venezuela; e o Comitê Histórico sobre a Conferência de Paz de Paris. O evento contou, também, com uma Agência de Comunicação que teve a missão de realizar a cobertura dos comitês e seus desdobramentos, bem como confeccionar o jornal de circulação interna.

“Foram três dias de dedicação, discussões, documentos de trabalho e amizades. Ao aplicar a diversidade em nosso cotidiano, acabamos por proporcionar uma experiência singular aos envolvidos na MUNdoCMS. Os Modelos das Nações Unidas visam discutir e buscam soluções de problemáticas do contexto mundial, tanto contemporâneas quanto de séculos passados. Amplamente difundidas tanto no Brasil quanto no mundo, as MUNs têm o poder de transcender o conhecimento das salas de aula, ao estimular de forma prática o conhecimento de mundo e o pensamento crítico de seus participantes”, explica o Al Marcelo Azevedo, do 2º ano do ensino médio do CMS.

Fonte: Agência Verde-Oliva

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>