Com 37 anos, Centro de Comunicação Social do Exército é a ferramenta de informação sobre a Força.

Brasília (DF) – O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) completa, em 2018, 37 anos de criação. As atividades da 6ª Divisão de Relações Públicas do Gabinete do Ministro da Guerra, em 1951, deram as condições necessárias para o surgimento do CCOMSEx, cuja origem foi formalizada em ato administrativo da Presidência da República em 24 de março de 1981.

Ao longo dos anos, o Centro passou por diversas adaptações, estimuladas pelo dinamismo da atividade de Comunicação Social e pelas necessidades da instituição. O CCOMSEx é um órgão de assistência direta e imediata do Comandante da Força Terrestre. A Comunicação Social tem sido ferramenta essencial de divulgação de programas estratégicos do Exército Brasileiro e de prestação de informações à sociedade sobre as ações da Força.

O Exército também conta com um Sistema de Comunicação Social, com Seções dedicadas a essa atividade dentro dos quarteis em todo o Brasil, com equipes que costumam atuar em três ramificações: assessoria de imprensa, relações públicas e divulgação institucional. A estrutura do CCOMSEx é segmentada em Divisão de Planejamento e Gestão, Divisão de Relações com a Mídia, Divisão de Relações Públicas, Divisão de Produção e Divulgação, Agência Verde-Oliva, Divisão Administrativa, Seção de Tecnologia da Informação e Serviço de Informação ao Cidadão.

Além disso, o CCOMSEx divulga informações relevantes para o público interno e para a sociedade em geral por meio de vários veículos. O Noticiário do Exército, por exemplo, é editado desde 18 de junho de 1957 e hoje está disponibilizado digitalmente pelo portal do Exército. Outros meios são as mídias sociais (YouTube, Twitter, Facebook, Instagram e Flickr), além da Revista Verde-Oliva, da revistinha infantil O Recrutinha (em quadrinhos), do EBlog e da Rádio Verde-Oliva (FM 98,7, em Brasília).

Para saber mais sobre a história, o trabalho do CCOMSEx e as novas tendências da área de Comunicação Social, você pode acessar a edição de nº 238 da Revista Verde-Oliva, clicando aqui.

Acesse aqui o site do Exército Brasileiro.

Ouça, aqui, a Rádio Verde-Oliva FM on-line.

Foto: Sgt Ageu Souza e Sd Rafael

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>