COM VASTO ACERVO FÍSICO E DIGITAL, BIBLIOTECA DO QGEX É ESPAÇO PARA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO.

Brasília (DF) – Um espaço para atender às demandas informacionais dos militares, servidores civis e seus dependentes. Assim é a Biblioteca do Quartel-General do Exército (QGEx), inaugurada no dia 28 de fevereiro. Com um acervo físico e virtual, que dá suporte a pesquisas de âmbito histórico-militar, ela busca centralizar a disseminação de informações técnicas e legislativas, bem como fornecer local adequado à leitura e ao estudo. O acervo físico contém seis mil títulos, que abrangem as áreas de ciências militares, história, geografia, psicologia e administração.

Como grande complemento ao acervo, a Biblioteca oferece o acesso à Biblioteca Virtual Pearson, que contém 6.100 livros digitais de alta qualidade técnica e literária, abordando mais de 40 áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, economia, direito, educação, filosofia, engenharia, computação, medicina, psicologia, dentre outras. O público externo pode utilizar o equipamento para estudo, porém não pode retirar materiais via empréstimo e nem ter acesso ao acervo virtual fora do ambiente da Biblioteca.

O projeto da nova Biblioteca do QGEx foi iniciado em 2015 e funcionou temporariamente em uma das dependências do Departamento-Geral do Pessoal. Em dezembro de 2017, começaram as obras para a ampliação, de modo a proporcionar maior conforto aos seus usuários. Hoje, a Biblioteca oferece local de estudo e leitura adequados, revistas e jornais atualizados, sala de reunião, copa de apoio e serviços de referência que visam ao rápido atendimento às pesquisas. O espaço também disponibiliza acesso à Rede de internet sem fio (Wi-Fi) para leitura de livros, jornais e revistas digitais e realização de pesquisas, além de ser participante da Rede de Bibliotecas Integradas do Exército, que permite a consulta do acervo de todas as Bibliotecas do Exército espalhadas pelo Brasil.

Em breve, a Biblioteca contará com uma mesa de higienização, utilizada para coleta de poeira e agentes nocivos à saúde dos seus leitores, mantendo o ambiente livre de alergênicos. A Biblioteca do QGEx possui convênio com a Biblioteca do Senado e da Câmara dos Deputados e futuramente montará uma agenda para recepção de autores e o lançamento dos seus livros.

Crédito: Cb Medeiros (Gab Cmt Ex) e Sd Johnatran (SGEx)

Crédito: Cb Medeiros (Gab Cmt Ex) e Sd Johnatran (SGEx)

 

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>