Com4ºDN divulga balanço final da operação “Férias Seguras”

O Comando do 4° Distrito (Com4°DN), por meio das Capitanias dos Portos da Amazônia Oriental, do Maranhão, do Amapá, do Piauí e de Santarém, concluiu a operação “Férias Seguras”, com resultados positivos. A ação, que aconteceu durante todo mês de julho, inspecionou 3.927 embarcações, notificando 139 e apreendendo 66. Ao todo, o Com4ºDN mobilizou 334 militares e 37 meios, entre embarcações e viaturas.

Fiscalização em embarcação realizada por militar da MB

Fiscalização em embarcação realizada por militar da MB

O objetivo foi intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário em áreas de maior concentração de embarcações. A iniciativa buscou minimizar a possibilidade de ocorrências de acidentes no litoral, rios e lagos da área sob jurisdição do Com4°DN.

Desde o início, as capitanias subordinadas ao Com4°DN promoveram campanhas de conscientização para criar comprometimento dos condutores em relação ao uso do colete salva-vidas e à segurança da navegação, além de terem realizado palestras em colônias de pescadores, entidades náuticas e marinas. Na Capitania dos Portos do Amapá foram doados 46 coletes salva-vidas para famílias de ribeirinhos.

Doação de coletes salva-vidas realizada por militares

Doação de coletes salva-vidas realizada por militares

Atenção especial foi dada à conscientização em relação a acidentes com embarcações de esporte e recreio, como as lanchas e motos aquáticas, assim como ao acidente conhecido como “escalpelamento”, em que o cabelo de pessoas (principalmente de mulheres e de crianças) é arrancado ao enroscar-se nos eixos propulsores descobertos dos motores das embarcações de pequeno porte.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>