Comandante da Marinha realiza visita oficial à Ilha de São Vicente, República de Cabo Verde

Em 20 de agosto, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, iniciou visita oficial à República de Cabo Verde, com duração de três dias. No roteiro foram incluídos eventos nas Ilhas de São Vicente, no dia 20 de agosto, onde estão localizados o Comando da Guarda Costeira e o Núcleo da Missão Naval do Brasil em Cabo Verde, e na Ilha de Santiago, em Praia, nos dias 21 e 22 de agosto, base da Adidância de Defesa, Naval, Exército e Aeronáutica do Brasil.

Na manhã do primeiro dia de visita, em São Vicente, o Comandante da Marinha, a convite da Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), proferiu uma palestra sobre o tema “A Geopolítica do Oceano Atlântico”. A audiência foi composta por membros de instituições governamentais, personalidades do setor marítimo, Corpo Docente da Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar (FECM) e militares da Guarda Costeira e Guarda Nacional. Após a palestra, o Comandante da Marinha conheceu as instalações da FECM, em especial os simuladores de máquinas e manobra que são utilizados nos cursos de formação dos marítimos de Cabo Verde e de outros países africanos.

Em continuidade à agenda oficial em São Vicente, o Comandante da Marinha visitou a sede do Comando da Guarda Costeira, onde pode conhecer um pouco mais as missões atribuídas e o estado operacional do pessoal e meios daquela Força Naval. Ele visitou também a sala do Núcleo da Missão Naval do Brasil em Cabo Verde e se inteirou in loco dos trabalhos de assessoria técnico-militar e administrativo realizados em prol do desenvolvimento da Guarda Costeira.

Por fim, o Comandante da Marinha conheceu o Centro Conjunto de Busca e Salvamento, onde o Comandante da Guarda Costeira fez uma apresentação ressaltando as atividades de cooperação entre as duas Forças e a importância crescente da Marinha do Brasil no aprimoramento da formação e capacitação do pessoal que compõe as fileiras de hoje e as vindouras da Guarda Costeira de Cabo Verde.

O Comandante da Marinha e sua comitiva foram acompanhados durante todos os eventos pelo Embaixador do Brasil em Cabo Verde, José Carlos de Araújo Leitão, pelo Adido de Defesa, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Wilson Pimentel Glatthardt e pelo Encarregado do Núcleo da Missão Naval, Capitão de Fragata Kaio Reich Bulhões de Morais.

Visita à Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar
(CCSM/FM)
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>