Comandante de Operações Navais inaugura o Centro Regional de Segurança Marítima em Salvador

No dia 31 do julho, na sede do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), o Comandante de Operações Navais e Diretor-Geral da Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, inaugurou o Centro Regional de Segurança Marítima (CRSM 2ºDN), na presença do Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Alvaro Luiz Pinto.

O Centro Regional utiliza diversas ferramentas de comando e controle para incremento da consciência situacional marítima na área de jurisdição do Com2ºDN. Por meio de diversos sistemas, incluindo imagens de câmeras de parceiros e sistemas corporativos utilizados no Controle do Tráfego Marítimo e em eventos de Busca e Salvamento, o CRSM 2ºDN recebe informações relacionadas ao tráfego marítimo. Assim, interage de forma permanente e coordenada com os diversos órgãos relacionados à Segurança Pública, tanto em âmbito federal quanto estadual, bem como com outros órgãos públicos, mediante demanda.

Nas áreas de atuação das Capitanias, Delegacias e Agências (CDA), o Centro Regional é complementado por grupos dos Planos de Auxílio Mútuo Marítimo/Fluviais, em aplicativos de mensagens instantâneas, criados com o objetivo de aumentar a integração entre as CDA do COM2°DN e as entidades náuticas locais.

Nestes grupos são divulgados, diariamente, produtos de previsão meteoceanográfica, tais como os avisos de mau tempo do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e um alerta específico para as áreas da Baía de Todos os Santos, Aracaju e Sul da Bahia. Utilizando os dados de intensidade do vento, maré, altura, direção e período das ondas, estes alertas convertem em um “sistema de cores” as condições meteoceanográficas previstas para o dia subsequente, visando um rápido entendimento por parte da comunidade marítima. As entidades náuticas são estimuladas, por meio das CDA, a manter, em seus mastros, uma bandeira com o alerta do dia (vermelho, amarelo ou verde), com objetivo de fomentar a mentalidade marítima na sociedade.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>