Comandante do COTER participa do Exercício Conjunto Combinado PANAMAX 2015

Comandante do COTER participa do Exercício Conjunto Combinado PANAMAX 2015

Estados Unidos da América – O Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Araken de Albuquerque, participou, de 31 de julho a 2 de agosto, das atividades da segunda fase do exercício de treinamento PANAMAX 15, realizado anualmente com vistas à defesa do Canal do Panamá.

COTER 1

O quartel-general do Comando Sul dos Estados Unidos da América (EUA), em Miami; o quartel-general do Comando de Operações Especiais Sul, em Homestead; e o quartel-general do Exército Sul dos Estados Unidos da América, em San Antonio, foram as sedes desse evento.

COTER 2

O Gen Araken foi acompanhado pelo 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres (COTER), General de Brigada José Eduardo Pereira, pelo Adido Militar do Exército para os EUA e o Canadá, General de Brigada João Batista Bezerra Leonel Filho, e pelo Oficial de Ligação do Exército junto ao Estado-Maior do Exército Sul dos EUA.

COTER 3

Essa fase da PANAMAX 15 ocorreu de 26 de julho a 5 de agosto e contou com militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, Aeronáutica e do Ministério da Defesa.  Dezessete países do continente americano estiveram presentes nesse exercício conjunto e combinado de planejamento de estado-maior, coordenado pelo Comando Sul dos Estados Unidos da América.

COTER 4

Os principais objetivos da atividade foram aumentar a interoperabilidade e estimular a integração entre as forças armadas do continente. Para isso, o exercício foi desenvolvido com base em um cenário fictício e elaborado de acordo com os possíveis desafios à segurança e à paz da região. Nesse cenário, criou-se a Força Multinacional Sul (MNFS), que opera sob mandado da Organização das Nações Unidas.

COTER 5

Nessa segunda fase, os oficiais-generais participaram de um seminário para líderes militares no quartel-general do Comando Sul dos EUA e, na sequência, seguiram para diversas sedes nos EUA, onde conduziram o planejamento dos respectivos componentes operacionais. O Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, General de Brigada Ricardo Rodrigues Canhaci, desempenhou a função de Chefe do Estado-Maior da MNFS, sediada na Base Conjunta San AntonioFort Sam Houston, no Texas.

COTER 6

O Brasil liderou o Componente Conjunto Combinado de Operações Especiais, sediado no quartel-general do Comando de Operações Especiais Sul dos Estados Unidos, em Homestead, Flórida. Oficiais do Exército Brasileiro integraram, ainda, o estado-maior do Componente Conjunto Combinado Terrestre.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *