Comandantes de Unidades de Fuzileiros Navais acompanham ações do Programa Forças no Esporte

Comandantes de Unidades de Fuzileiros Navais acompanham ações do Programa Forças no Esporte

Na quinta-feira (27), o Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM) do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto, apresentou a importância do Programa Forças no Esporte (PROFESP) para 20 Comandantes de Unidades de Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi mencionado o valor das atividades desenvolvidas na vida de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O encontro ocorreu na Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) com a presença do Comandante dessa organização militar, Vice-Almirante Carlos Chagas Vianna Braga.

20210528_.jpg

O trabalho do PROFESP é realizado em Organizações Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, com parcerias federais, estaduais e municipais, na esfera pública e privada. Atualmente, são mais de 30 mil beneficiados atendidos pelo Programa, em 203 Organizações Militares parceiras.

No contraturno escolar, por meio de atividades esportivas e socialmente inclusivas, o programa promove a valorização pessoal, fortalece a integração social, a cidadania e reduz os riscos a que crianças e adolescentes possam estar expostos.

Como extensão do PROFESP, também foi apresentado ao grupo o Projeto João do Pulo (PJP), destinado a pessoas com deficiência, a partir dos 6 anos. A iniciativa soma 378 beneficiados, em 13 Organizações Militares. Entre as atividades oferecidas, há o esporte adaptado de equoterapia e ações socioinclusivas.

Durante o encontro, os comandantes puderam acompanhar atividades lúdicas e de capoeira do Núcleo do PROFESP, na Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti. Essa organização militar reiniciou as atividades presenciais do programa em 17 de maio. Para esse retorno, foi elaborado protocolo de medidas sanitárias, individuais e coletivas.

IMG_8563.JPG

Pandemia
Devido às medidas de contenção da Covid-19, nem todos os núcleos do PROFESP voltaram com as atividades, que seguem suspensas. Porém, o recurso financeiro destinado às refeições dos beneficiários é redirecionado para a preparação de kits alimentação. A iniciativa visa atenuar as dificuldades enfrentadas pelas famílias cadastradas.

Lançado em 2003, o PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Cidadania, da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As instituições parceiras contribuem com o custeio da alimentação, do pagamento dos professores, da compra de material esportivo e de uniformes.

O programa ocorre em, aproximadamente, 140 localidades do País com atividades diversificadas. Há basquetebol, futebol de campo, atletismo, capoeira, ginástica rítmica, artística ou olímpica, artes marciais, natação, hipismo, vela, remo, canoagem, jogos de tabuleiro e brincadeiras de rua. Oferece, ainda, reforço escolar, com preparação para concursos, atividades com música, coral, teatro, visita a museus e promoção da cidadania e do civismo.

Por Júlia Campos
Fotos: Divulgação

(MD ASCOM/FM(

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *