Comando de Operações Navais recebe visita do Comandante do Comando Sul dos EUA

Comando de Operações Navais recebe visita do Comandante do Comando Sul dos EUA

O Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, recebeu, em 24 de setembro, a visita do Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos da América, Almirante Craig S. Faller, que estava em visita protocolar ao Brasil.
O encontro com o almirante americano teve como finalidade o fortalecimento da cooperação militar e da interoperabilidade entre as Forças Navais do Brasil e dos EUA. Na ocasião, o Comandante de Operações Navais agradeceu o apoio do Comando Sul ao Setor Operativo da Marinha do Brasil e abordou as principais mudanças que estão ocorrendo no Setor, dentre elas, o enfrentamento às ameaças híbridas e provimento de treinamento para militares e estados-maiores designados para diferentes missões.
O Almirante Faller, demonstrando interesse neste processo, apresentou oportunidades de colaboração tanto na parte de desenvolvimento de um intercâmbio visando ao fortalecimento do planejamento militar, como na realização de missões conjuntas/combinadas, tendo como referência a Operação “Unitas”, que ocorre frequentemente entre os dois países.
A reunião também contou com a presença da Cônsul-Geral dos EUA no Brasil, Jaqueline Ward; do Diretor de Estratégia, Política e Planejamento (J5) do Comando Sul dos EUA, General Calvert L. Worth; do Subsecretário Assistente de Defesa para o Hemisfério Ocidental, Daniel Erickson; do Assessor Civil do Comandante do comando Sul dos EUA, Francisco Palmieri; do Adido de Defesa dos EUA, Coronel Lorenzo Harris, além do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa; do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez; do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga; do Comandante do Comando Naval de Operações Especiais, Contra-Almirante (FN) Claudio Eduardo Silva Dias; e do Sub-Chefe de Operações do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires.
(CCSM/FM)
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *