Comando do 2º Distrito Naval celebra vitória nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia

No dia 2 de julho, o Comando do 2º Distrito Naval realizou a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e da cidade de Salvador no Forte de São Marcelo, na capital baiana. A cerimônia foi para celebrar a vitória dos brasileiros sobre as tropas de Portugal nos combates pela Independência do Brasil na Bahia, ao repetir o gesto do Segundo-Tenente João das Botas, o “Marinheiro da Independência”, que comemorou o feito hasteando uma bandeira verde e amarela naquele que é conhecido como o “Forte do Mar”, em 2 de julho de 1823.

Militares e autoridades civis prestam homenagem durante o toque de silêncio

A solenidade incluiu a execução do Toque de Silêncio e a salva de tiros em memória de todos os marinheiros que tombaram nas batalhas por uma Bahia livre e um Brasil soberano. De acordo com o Vice-Almirante Almir Garnier Santos, o evento tem uma importância especial para a Marinha. “Esta é a única das celebrações do 2 de Julho que é voltada para a Baía de Todos-os- Santos, cujo papel foi fundamental na consolidação da independência. Além de comemorarmos a expulsão e a perseguição dos navios lusitanos pela Flotilha Itaparicana e pela recém-criada esquadra brasileira, prestamos uma justa homenagem aos que pereceram naqueles combates”, pontuou.

(CCSM/ FM)

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>