Comando do 2º Distrito Naval homenageia heróis de guerra no mar

No dia 26 de julho, foi realizada a cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra, na sede do Comando do 2° Distrito Naval, em Salvador-BA. O evento contou com a presença de membros de associações de ex-combatentes, representações de todas as forças militares presentes na Bahia e do filho e do neto do Capitão de Fragata Raul Coelho Barreto, náufrago da Corveta “Camaquã”.

O evento foi iniciado com a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, seguida de uma salva de tiros, disparada por um pelotão de fuzilaria do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, e da execução do toque de silêncio. Ainda como parte da programação, foram depositadas flores na Baía de Todos os Santos, pelos militares do Aviso de Patrulha “Dourado”, nas proximidades do Forte de São Marcelo.

Descarga de fuzilaria em homenagem aos heróis de guerra no mar

A cerimônia marca o aniversário do naufrágio da Corveta “Camaquã”, ocorrido em 21 de julho de 1944, durante missão de escolta na 2ª Guerra Mundial, data que ficou consagrada à memória daqueles que, nas Marinhas de Guerra e Mercante, perderam suas vidas no cumprimento do dever em tempos de guerra.

“É uma homenagem muito justa que nós da Marinha prestamos àqueles que, em momentos difíceis, entregaram suas vidas para que outros pudessem ter vida, em momentos de muita luta e dor. Nós da Marinha, que não temos túmulos quando morremos em combates no mar, não podemos deixar de homenagear esses heróis”, pontuou o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos.

(CCSM/FM)

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>