Comando do 4º Distrito Naval e suas Capitanias realizam entrevista coletiva sobre Operação “Amazônia Azul”

Comando do 4º Distrito Naval e suas Capitanias realizam entrevista coletiva sobre Operação “Amazônia Azul”

Vice-Almirante Edlander Santos destacou objetivos e ações do Grupo-Tarefa Norte
Vice-Almirante Edlander Santos destacou objetivos e ações do Grupo-Tarefa Norte

O Comando do 4º Distrito Naval e as Capitanias dos Portos do Maranhão, Piauí, Amapá e Fluvial de Santarém realizaram, no dia 04 de março, coletiva de imprensa sobre a Operação “Amazônia Azul”. Nos primeiros dias de ação, ao todo, 796 embarcações foram inspecionadas, 109 notificadas, 57 apreendidas e duas apresadas. Entre as cargas detidas estavam 200 caixas de roupas e óculos sem nota fiscal, 11 toneladas de açaí sem as formalidades legais, seis toneladas (7,76 m³) de madeira, oito mil metros de rede de pesca, dois motores de lancha, duas rabetas, três armas longas e três mil mídias piratas. Também foram detidas sete pessoas em área de garimpo ilegal, em Monte Dourado (PA).

Na entrevista, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edlander Santos, apresentou os objetivos e as ações ostensivas do Grupo-Tarefa Norte. Também destacou as Ações Cívico-Sociais, com atendimentos médico-odontológicos e distribuição gratuita de medicamentos. Ele ressaltou, ainda, a instalação de coberturas de eixo em embarcações, a fim de evitar o escalpelamento, e a realização de campanhas educativas com ênfase no uso do colete salva-vidas.

A coletiva ainda contou com representantes da Polícia e Receita Federais; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis; Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Segurança Pública; Polícia Civil; Agências Nacional de Aviação Civil e Brasileira de Inteligência; e Centros Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia e de Perícia Científica Renato Chaves.

(CCSM/ FM)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *