Comando do 7º Distrito Naval apoia lançamento do Congresso Internacional “Cidades Lixo Zero”

Comando do 7º Distrito Naval apoia lançamento do Congresso Internacional “Cidades Lixo Zero”

O Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN) apoiou a cerimônia de lançamento do Congresso Internacional “Cidades Lixo Zero”, que ocorreu no dia 1º de março no auditório do Clube Naval de Brasília (DF).

O evento foi coordenado pelo Instituto Desponta Brasil e o Instituto Lixo Zero Brasil, com o objetivo de divulgar o congresso que ocorrerá entre os dias 5 e 7 junho no Centro de Convenções de Brasília (DF), com a presença de palestrantes de vários países que apresentarão exemplos de êxitos e soluções inovadoras para tratar a questão dos resíduos.

Cerca de 170 convidados, entre empresários, gestores públicos e privados e a sociedade em geral, ouviram a explicação do Presidente do Instituto Lixo Zero, Brasil Rodrigo Sabatini, sobre o conceito de lixo zero e de como aproveitar a matéria-prima do resíduo sem encaminhá-lo para os aterros.

Em seguida, o vencedor do prêmio European Innovation in Politics Awards, o italiano Alessio Ciacci, mostrou como o Norte da Itália alcançou uns dos melhores índices de redução de lixo do mundo e explicou como aproveitar todos os recursos naturais para haver o mínimo de descarte.

A jornalista Jane Godoy apresentou a situação dos moradores que ainda estão no “Lixão” de Brasília (DF). Ela pediu a união da sociedade na busca de soluções e deu exemplos da sua prática diária na coleta dos resíduos.

Militares moradores da Vila Naval Visconde de Inhaúma (VNAVI), em Brasília (DF), participaram do evento e terão as presenças asseguradas no Congresso Internacional “Cidades Lixo Zero”, a fim de se tornarem multiplicadores. O Instituto Desponta Brasil, organizador do congresso, é um dos parceiros do projeto “Ecovila Naval”.

O Comandante do 7ºDN, Vice-Almirante Sérgio Nathan Marinho Goldstein, encerrou o evento chamando atenção para a autorresponsabilidade com atitudes efetivas e lançou aos parceiros o desafio de fazer da VNAVI uma vila “lixo zero”.

Entre os presentes estavam a Diretora de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos de Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso, representando o Ministro do Meio Ambiente; o Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal e da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, Deputado Joe Valle; o Presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal, Adelmir Santana; o Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Igor Tokarski; o Presidente da Terracap, Julio Cesar; a Diretora do Serviço de Limpeza Urbana, Katia Campos; o Presidente da Campus Party, Francesco Ferrugia; e outras autoridades.

Como representação feminina da sociedade, destacaram-se as presenças das Voluntárias Cisne Branco – seccional Brasília (VCB-Brasília), do Grupo das Mulheres de Brasília e das Soropthimistas.

Autoridades reunidas para a discussão da implantação do “Lixo Zero”, em Brasília (DF)

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *