Comando do 7º Distrito Naval promove Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A inclusão efetiva de pessoas com deficiência em atividades gerais é um grande desafio, mas o dia 21 de setembro foi adaptado e dedicado especialmente para elas. Pensado em romper paradigmas, o Comando do 7º Distrito Naval, em conjunto com as Voluntárias Cisne Branco–seccional Brasília (VCB-Brasília), promoveu um encontro em comemoração ao “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”. O evento, realizado no Clube Almirante Alexandrino (CAALEX), em Brasília-DF, além de apresentar opções aos familiares assistidos pelo Núcleo de Assistência Social da Marinha (NAS) e fomentar iniciativas que proporcionem a inclusão das pessoas com deficiência por meio do esporte adaptado, teve como propósito chamar a atenção sobre as dificuldades de acessibilidade vividas pelo segmento.

Todas essas atividades resultaram em momentos de emoção, felicidade, inclusão e muito esporte. O evento contou com a participação de membros da Associação Pestalozzi de Brasília, da Federação das Indústrias de Brasília e de representantes de diversos outros órgãos, que realizaram ações adaptadas para os presentes. As atividades esportivas foram realizadas integrando alunos do Programa Forças no Esporte, que atende crianças em situação de vulnerabilidade no contraturno das aulas e estudantes com diversos tipos de deficiência, que, na ocasião, interagiram nas seguintes modalidades esportivas: projeto de vela adaptada, que já funciona no CAALEX; projeto “To no Jogo de Tênis” e Golfe adaptados.

As Bandas de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e do Centro de Educação Especial 01 de Taguatinga realizaram apresentações conjuntas. “Tive privilégio de presenciar uma das cenas mais inclusivas da minha trajetória profissional na educação especial. Alunos com deficiência, junto com a banda da Marinha, onde as patentes se incluíram no meio dos alunos, sem ensaio prévio, e nos mostraram como é possível a convivência espontânea com as diferenças. Foi lindo”, conta a professora Maraíza Helena.

Para o Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante Sérgio Nathan Marinho Goldstein, o evento foi uma maneira de interagir pessoas e mostrar que o esporte é para todos. “É motivo de muito orgulho e alegria para o Comando do 7º Distrito Naval proporcionar momentos como esse para a família naval assistida por nosso Núcleo de Assistência Social da Marinha e todos os presentes nesse evento”, comentou.

O “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência” foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o “Dia da Árvore”, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>