Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo recebe visita do Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional

No dia 19 de julho, o Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM), recebeu a visita do Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional (IMO), Kitack Lim. Estavam presentes o Representante Permanente do Brasil Junto à IMO, Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos; o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha; o Secretário Executivo Adjunto da Diretoria de Portos e Costas, Contra-Almirante Francisco Carlos Ortiz de Holanda Chaves; e a Oficial Sênior Técnico da Divisão de Segurança Marítima, Sandra Rita Allnutt.

Na ocasião, o Comandante do COMCONTRAM, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues, ofereceu as boas-vindas à comitiva e o Encarregado da Seção de Operações, Capitão de Fragata Fábio Pereira Moraes, realizou uma apresentação sobre as atividades desempenhadas pelo Centro de Controle do Tráfego Marítimo (CCTRAM), destacando os desafios impostos pelas chamadas “novas ameaças”, bem como os apoios prestados às organizações militares e agências nacionais, as quais contribuem para a segurança do tráfego marítimo de interesse, notadamente os navios e embarcações que arvoram bandeira brasileira navegando nas diversas linhas de comunicações marítimas internacionais essenciais à economia do país.

Foi apresentado, ainda, o projeto de criação de um Centro Integrado de Segurança Marítima, o qual terá, dentre as tarefas adicionais, a coleta, a análise e a disseminação de dados sobre o tráfego marítimo de interesse do Brasil. O futuro centro contará com a participação de agências governamentais que compartilharão informações, a fim de aumentar a consciência situacional marítima nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>