Comando-Geral de Operações Aéreas comemora o 46º aniversário

Comando-Geral de Operações Aéreas comemora o 46º aniversário

A unidade é responsável pelo comando das ações de pronta resposta

O Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) comemorou, na quinta-feira (21/05), no pátio da Bandeira da unidade, o 46º aniversário de criação. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da organização, Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, e contou com a presença de ex-comandantes e autoridades da ativa e da reserva.

COMANDO GERAL 1

Durante a solenidade diversos militares foram agraciados com Diploma de Destaque Operacional do COMGAR. Também ocorreu a imposição das medalhas militares de ouro, prata e bronze em reconhecimento aos 30, 20 ou 10 anos, respectivamente, de bons serviços prestados à Aeronáutica, além da homenagem ao Graduado e Praça Padrão, por terem se destacado em suas funções.

COMANDO GERAL 2

Ao COMGAR compete executar o planejamento, o preparo para o emprego e o controle das operações da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo responsável pelo comando das ações de pronta resposta, antes da ativação da Estrutura Militar de Defesa.

Estrutura Operacional

COMANDO GERAL 3A organização é o “braço armado” do Comando da Aeronáutica (COMAER). Ela detém os principais meios aéreos e, em consequência, responsabiliza-se pela execução das Ações Militares Aeroespaciais.

As diversas aviações que compõem a FAB são distribuídas por todo o território nacional, compondo uma grande estrutura operacional.

Aproximadamente 800 aeronaves são empregadas nos mais diversos tipos de missões, envolvendo praticamente metade do efetivo do COMAER, para garantir o cumprimento de uma vasta gama de tarefas, indo de uma simples missão de rotina a uma interceptação real de algum vetor incursor que adentre o espaço aéreo brasileiro sem a devida autorização.

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *