Comando Militar da Amazônia realiza a Operação Machifaro III

Comando Militar da Amazônia realiza a Operação Machifaro III

Manaus (AM) – No período de 7 a 18 de novembro, o Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou a Operação Machifaro III, exercício de adestramento militar para garantir a soberania da Amazônia Ocidental. A atividade teve como objetivos capacitar os elementos envolvidos no emprego em operações de combate e contribuir, decisivamente, para a segurança da região.

operacao-1

A operação ocorreu nos municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru e Rio Preto da Eva. Participaram do exercício cerca de 1.400 militares oriundos da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Boa Vista), 16ª Brigada de Infantaria de Selva (Tefé) e 17ª Brigada de Infantaria de Selva (Porto Velho).

operacao-3

A Operação Machifaro III foi desenvolvida na hipótese de invasão da porção do território Amazônico por um oponente de poder militar incontestavelmente superior ao das Forças Armadas brasileiras. Essa operação servirá de base para a modernização da doutrina de emprego das Forças Armadas na Amazônia, sendo adotada a estratégia militar de resistência para retaliar o suposto invasor.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *