Comando Militar da Amazônia recebe Ministro da Defesa e Comandante do Exército

Comando Militar da Amazônia recebe Ministro da Defesa e Comandante do Exército

Nesta terça-feira (25), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, esteve na sede do Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus. O Ministro viajou a convite do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, em sua primeira visita ao CMA como Comandante da Força Terrestre. Até sábado (29), as autoridades estarão em outras organizações militares na região.

É tradição, ao assumir o Comando do Exército Brasileiro, que o novo Comandante visite os comandos militares de área. O CMA foi o primeiro. Esse Comando é responsável pelas organizações militares dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Diante da tropa, o Ministro Braga Netto destacou que “as Forças Armadas são balizadas pela hierarquia e pela disciplina”. Por sua vez, o General Paulo Sérgio lembrou que, há um mês, assumiu o Comando do Exército. “Escolhi retornar à Amazônia para mostrar a prioridade que a região tem no âmbito da nossa defesa”, afirmou.

Ele ainda informou que a comitiva do Exército e do Ministério da Defesa irão às guarnições de Tefé e de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e de Boa Vista, em Roraima. “Vamos acompanhar a instrução, o adestramento, a preparação para o combate na selva, o que traduz a nossa missão na defesa da soberania da nossa Amazônia”, destacou.

MicrosoftTeams-image (14).png

O Comandante do CMA, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, deu boas-vindas às comitivas. “É uma grande satisfação mostrar o que é o Comando Militar da Amazônia. Os Senhores verão um pouco da nossa operacionalidade, como a Operação COVID-19. Mostraremos também nosso preparo para a defesa da Pátria”, afirmou.

Após a solenidade, as autoridades do Ministério da Defesa e do Exército participaram de palestra a respeito da atuação do Comando Militar da Amazônia e da Operação Amazônia 2021, maior exercício operacional de Defesa já realizado pelo CMA. Em seguida, a equipe finalizou a programação do dia com visita às instalações do 1° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS).

MicrosoftTeams-image (13).png

A missão

Até o sábado, as autoridades participarão de uma série de atividades. Entre os compromissos, visitarão o 4° Batalhão de Aviação do Exército (4° BAvEx) e o Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira.

No 5° Pelotão Especial de Fronteira (5° PEF), na comunidade de Maturacá, em São Gabriel da Cachoeira, está prevista a inauguração de sistema de células fotovoltaicas e da ponte Rodrigo Cibele. Por fim, em Boa Vista, vão conferir as instalações da Operação Acolhida, que acolhe e interioriza venezuelanos.

Por Mariana Alvarenga
Foto: Divulgação Ministério da Defesa

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *