Comando Militar do Norte participa da Operação Verde Brasil 2, contribuindo para a preservação ambiental

Desde o dia 11 de maio, o Comando Militar do Norte contribui na Operação Verde Brasil 2, integrando o Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea. Tropas do Exército Brasileiro na região, em coordenação com órgãos ambientais e de segurança, realizam ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na área de jurisdição do estado do Pará. A missão é planejada com base no Decreto nº 10.341, de 6 de maio de 2020, assinado pelo Presidente da República.

O Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea busca reduzir o desmatamento ilegal e combater focos de incêndio nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos estados da Amazônia Legal que for necessário, a fim de contribuir com a proteção e preservação da região.

As ações são coordenadas pelo Centro de Operações Conjuntas e planejadas com base nos relatórios consolidados pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência e por meio de imagens geradas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), que indicam atividades ilegais em áreas protegidas por lei federal. O comando conjunto atua como catalisador da união de esforços para o fortalecimento da segurança da sociedade brasileira, contribuindo para a preservação ambiental.

A Operação

A Operação Verde Brasil 2 iniciou em 11 de maio, após determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO), na área da Amazônia Legal. Ações preventivas e repressivas têm sido realizadas pelos militares do Exército Brasileiro em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. Delitos como o desmatamento ilegal e focos de incêndio estão na mira das tropas, que também realizam campanhas de conscientização em comunidades do interior.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>