Comando Militar do Oeste presta apoio ao XI Encontro Internacional de História

Pesquisadores, civis e militares, professores e estudantes de diferentes instituições do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e demais países integrantes do Comitê Sul-Americano de História Militar (COSAHM), se encontraram, nessa segunda-feira, 21 de outubro, no Forte Pantanal, para o XI Encontro Internacional de História sobre as Operações Bélicas da Guerra da Tríplice Aliança (XI EIHOBGTA).

No auditório do Comando Militar do Oeste (CMO), o Chefe do Estado-Maior do CMO, General de Brigada Giovany Carrião de Freitas, deu as boas-vindas aos participantes. Na sequência, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Divisão Carlos Alberto Mansur, fez a abertura oficial do evento.

Após palestras no Forte Pantanal, os congressistas seguiram para Corumbá, onde serão realizados os trabalhos acadêmicos e visitações aos lugares históricos. No quarto dia, será realizada visitação fluvial ao Forte Coimbra. No quinto e último dia, será inaugurada a demarcação do itinerário da Retirada da Laguna, em Aquidauana e Anastácio, durante o retorno a Campo Grande.

O Comando Militar do Oeste apóia o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), em coordenação com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e o Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHIMEx), na promoção de debates e intercâmbios de conhecimentos sobre a Guerra da Tríplice Aliança (1874-1870) e na reunião de pesquisadores, professores e estudantes de diferentes instituições do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e demais países integrantes do COSAHM, a fim de promover o estudo e a divulgação de conhecimentos acerca do referido conflito.

Esses encontros nasceram por iniciativa de acadêmicos, civis e militares dos países envolvidos naquele conflito para aprofundar as pesquisas históricas, divulgar os feitos e ampliar os pontos de vista historiográficos, sem o envolvimento de entidades governamentais.

(CCOMSEX/FM)

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>