Comando Militar do Oeste recebe a doação de uma biblioteca

Comando Militar do Oeste recebe a doação de uma biblioteca

Campo Grande (MS) – No dia 05 de agosto, foi realizada a cerimônia que oficializou a doação de toda a infraestrutura de uma biblioteca que o Coronel de Cavalaria Reformado Rubem de Sá Padilha efetuou ao Comando Militar do Oeste (CMO).

Comando Militar do Oeste 2 A construção desse espaço era um sonho que o Cel Padilha acalentava desde os tempos em que era capitão, ainda por volta de 1970, estimulado pelo acervo de livros, periódicos e documentos que possuía naquela época. Ao longo de sua carreira, sua coleção foi enriquecida em sua passagem por oito das doze regiões militares existentes, por sete Estados da Federação e pelo Distrito Federal.

Para possibilitar a materialização desse sonho, o Cel Padilha abriu e alimentou uma poupança ao longo de cerca de 30 anos, da qual efetuou apenas dois saques. O primeiro quando precisou de recursos para atender ao nascimento de um dos seus cinco filhos e o segundo para adquirir um carro seminovo, após ter o seu veículo furtado. Com esse recurso, em dezembro de 2010, ele comprou o terreno e começou a construção. Em seguida, adquiriu o mobiliário e o equipamento que transformariam o seu sonho em realidade.

Atualmente, a biblioteca reúne um acervo com aproximadamente 3.000 itens, dentre livros, documentos pessoais e oficiais e objetos pessoais que traçam a carreira militar do Coronel.

Demonstrando um alto grau de civismo e cidadania, o Cel Padilha decidiu doá-la ao Exército Brasileiro, com a finalidade de manter o espaço como área de pesquisas que atendesse ao público civil e militar.

A Biblioteca recebeu o nome de Centro de Estudo de Fronteira General Padilha, em homenagem ao General Rubem Menezes Padilha, pai do Cel Padilha, que o despertou, desde cedo, para a importância da leitura e o amor aos livros.

O espaço possui, também, em sua área externa, uma gruta que abriga a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A estátua pertenceu à mãe do Cel Padilha e foi recuperada por ele em um antiquário, em Campo Grande.

Durante a solenidade de entrega da biblioteca, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, firmou um acordo de cooperação com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), com a finalidade de que o espaço possa ser destinado ao estudo e à pesquisa de assuntos relacionados à fronteira oeste.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *