Comando Militar do Planalto – Operação Posse Presidencial

Comando Militar do Planalto – Operação Posse Presidencial

Brasília (DF), 30/12/2014 – No dia 28 de dezembro, o Comando Militar Planalto (CMP) realizou o treinamento que teve por objetivo o reconhecimento dos locais a serem percorridos pela Presidente da República, Dilma Rousseff, durante a Cerimônia de Posse Presidencial. As ações foram conduzidas pelo Coordenador de Segurança de Área, General de Brigada Sérgio da Costa Negraes, juntamente com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e os Órgãos de Segurança e Ordem Pública.

Comando Militar do Planalto Operacao Posse Presidencial 1

Na operação, serão empregados em torno de quatro mil militares distribuídos em atividades de Segurança e Cerimonial Militar e 160 viaturas operacionais. Além do CMP, integram as ações de segurança a Marinha do Brasil (MB), a Força Aérea Brasileira (FAB), o Comando de Operações Especiais (Goiânia/GO) e a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (com unidades sediadas em Cristalina/GO, Ipameri/GO e Uberlândia/MG).

Comando Militar do Planalto Operacao Posse Presidencial 2

Segurança – A atividade principal é a Coordenação de Segurança de Área, na qual trabalham diversas agências em proveito da proteção da segurança da Presidente da República e do Vice Presidente.

Comando Militar do Planalto Operacao Posse Presidencial 3

Outras atividades inseridas ou não na coordenação de segurança de área: escolta de autoridades com 220 batedores motociclistas do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar do Distrito Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança Pública e do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN); Ações de Segurança de Área – visando proporcionar a segurança dos dignitários e autoridades presentes no evento; Operações Aéreas; Controle do Espaço Aéreo; Atividades de Engenharia de Tráfego; Segurança dos Itinerários e Operações Especiais (Contraterror e Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear).

Comando Militar do Planalto Operacao Posse Presidencial 4

Cerimonial Militar – Tradicionalmente, o Exército Brasileiro conduz o Cerimonial Militar com honras à presidente empossada. O Cerimonial será composto com a Salva de Gala com 21 tiros de canhões (Obuseiros), a ser realizada pela Bateria Caiena, do 32° Grupo de Artilharia de Campanha, Escolta Hipomóvel, a ser realizada pelo 1° Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCGd) e Guarda de Honra, conduzida pelo Batalhão da Guarda Presidencial, totalizando cerca de 500 militares.

Fotos: 2º Sgt Murilo, Sd R. Soares, Sd Rocha, Sd Lucena

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *