Começa a maior Operação para fiscalizar explosivos no País

Começa a maior Operação para fiscalizar explosivos no País

Belo Horizonte (MG) – No dia 31 de maio, teve início a Operação Interagências Dínamo IV, a maior operação centralizada de fiscalização de explosivos do País. A inspeção está ocorrendo em todo o território nacional e é coordenada pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro e conduzida pelo Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a atividade busca contribuir para a segurança do maior evento esportivo do planeta.

OPERACAO 1
Em Minas Gerais, o foco da fiscalização e do controle é na Zona da Mata e na Região Sul do Estado

A 4ª Região Militar, localizada em Belo Horizonte (MG), mantém o foco da fiscalização e controle de explosivos e produtos similares na Zona da Mata e na Região Sul de Minas Gerais, que foram divididas em quatro grandes áreas de operações.

O principal objetivo da Operação é evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas, ou de origem ilícita, sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas, permitindo o seu uso somente por pessoas legalmente habilitadas.

A Operação Dínamo IV ocorre em um ambiente Interagências, portanto, reúne integrantes do Exército Brasileiro e de órgãos de segurança e ordem pública e agências governamentais, como a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. No mês de maio, os integrantes da Operação passaram por um Estágio de Identificação de Explosivos, que contou com instruções teóricas e práticas.

OPERACAO 2

Até o dia 2 de junho, 81 locais serão fiscalizados pelas equipes interagências, como pedreiras, mineradoras e prestadoras de serviço de detonação. Postos de fiscalização rodoviários também estão sendo utilizados.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *