Comemoração dos 60 anos de criação da Arma de Comunicações

Comemoração dos 60 anos de criação da Arma de Comunicações

Brasília (DF) – Em 31 de agosto, foi comemorado os 60 anos de criação da Arma de Comunicações, no Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), em Brasília (DF). O evento constou de formatura, apresentação da Banda Marcial do Exército e o descerramento de um Painel Comemorativo.

60 ANOS ARMA COM 1

A formatura foi presida pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, e contou com a presença do Vice-Chefe de Material do DCT, General de Exército Cláudio Coscia Moura; do General de Exército R1 Renato Joaquim Ferrarezi; e de outros oficiais-generais da ativa e da reserva.

O Comandante do CCOMGEX, General de Brigada Luiz Cláudio Gomes Gonçalves, em suas palavras, fez referência à criação da Arma do Comando pela Lei nº 2851, de 25 de agosto de 1956. Foram destacadas, também, as presenças do General de Divisão R1Paulo Schwingel, oficial pioneiro de Comunicações mais antigo; e do Coronel R1 Jefferson, Coronel R1 Sauer e Capitão R1 Acyr, integrantes da primeira turma de oficiais de comunicações formada pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em 1960. No desfile militar, houve a participação de uma fração com 40 alunos do Curso de Comunicações da Escola de Sargentos das Armas, que integrou o grupamento de desfile do CCOMGEX.

60 ANOS ARMA COM 3

Logo após a solenidade, iniciou-se a apresentação da Banda Marcial do Exército, formada por 81 militares, oriundos das bandas de músicas das organizações militares do Comando Militar do Planalto. Sob a execução de composições musicais tocadas por Gaitas de Fole, a Banda delineou diversos símbolos, coreograficamente, durante as evoluções de Ordem Unida, dentre os quais o “Trevo”, em homenagem aos sargentos e cabos de Comunicações do Exército.

60 ANOS ARMA COM 4

Encerrando as atividades, ocorreu o descerramento do Painel Comemorativo dos 60 anos de criação da Arma de Comunicações, com a participação dos oficiais pioneiros da Arma do Comando. O painel foi montado com imagens da primeira turma de sargentos, formada na Escola de Comunicações, em 1961, e da turma pioneira de oficiais de Comunicações, formada na AMAN, em 1960.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *