Comemoração dos 71 anos da Vitória na Batalha de Fornovo di Taro

Comemoração dos 71 anos da Vitória na Batalha de Fornovo di Taro

Caçapava (SP) – No dia 30 de abril, no 6º Batalhão de Infantaria Leve (6ª BIL), foram comemorados os 71 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Batalha de Fornovo Di Taro, durante a Segunda Guerra Mundial.

FORNOVO 1 As comemorações tiveram início com o hasteamento do Pavilhão Nacional e a realização de cultos religiosos.  Logo após, foi realizada a solenidade militar, que contou com a presença de 12 ex-combatentes da FEB, que adentraram ao Pátio Marechal Nelson de Mello em um desfile motorizado de viaturas da época da Segunda Guerra Mundial.

Na parte da tarde, o público aproveitou a visitação aberta ao Espaço Cultural do Regimento Ipiranga, que este ano completa seus 70 anos, e a exposição de veículos e de equipamentos militares antigos e da atualidade, além da feira gastronômica com Food Truck´s. À noite, a banda de música do 6º BIL brindou a população caçapavense com um belíssimo Concerto Musical e, na sequência, a tropa do 6º BIL e o Grupo Monte Castelo protagonizaram uma Encenação Histórica da Batalha de Fornovo Di Taro, que foi finalizada com um show pirotécnico.

FORNOVO 2

As festividades foram prestigiadas por mais de 3.000 pessoas. A comemoração está incorporada à história do Batalhão e ao calendário festivo do município de Caçapava. A população local participou com orgulho, juntamente com os militares e as associações de ex-combatentes de todo o País.

Estiveram presentes o antigo ministro do Superior Tribunal Militar e antigo integrante do Alto-Comando da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Sérgio Xavier Ferolla; o Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Décio Luís Schons; o Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Leste e antigo Comandante do 6º BIL, General de Brigada Antonio Carlos de Souza; o Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada Rolemberg Ferreira da Cunha; o ; antigo Comandante da Brigada Aeromóvel e do 6º BIL, General de Brigada Mario Antônio Ramos Antunes; e o Prefeito Municipal de Caçapava, Sr Henrique Lourivaldo Rinco de Oliveira.

FORNOVO 3

A Pátria se enche de orgulho ao relembrar a maneira heroica como seus interesses foram defendidos em território longínquo e hostil. Aos heróis da FEB, o nosso agradecimento pelo exemplo de abnegação e heroísmo, que se eterniza na história e nos faz sentir o orgulho de sermos soldados brasileiros.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *