No período de 14 a 17 de outubro, a comitiva brasileira, composta pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Coronel Fructuoso e Subtenente Rodrigo, respectivamente, Comandante e Adjunto de Comando do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, participaram das homenagens, no 1-507 Parachutes Infantry Regiment (PIR), pertencente ao Airborne Ranger Trainning Brigade, em comemoração aos 75 anos de formação do General Roberto de Pessoa, 1º paraquedista militar brasileiro, formado em Fort Benning (Geórgia -EUA) em 23 de outubro de 1944.
A comitiva de militares paraquedistas brasileiros participou de instruções de readaptação de Salto e de Mestre de Salto daquele país, habilitando-os a realizar o salto e o lançamento (semiautomático) de paraquedistas.
O coroamento das homenagens ocorreu na Zona de lançamento Fryar Drop (EUA), com o lançamento dos Mestre de Salto do Brasil de três equipes de paraquedistas, num total de 42 militares americanos, dentre eles o Tenete-Coronel Morales e o Sargento Prime, respectivamente Comandante e Sargento-Major do 1-507 PIR. Todos os paraquedistas foram lançados da Aeronave Hércules (C-130).
Na oportunidade, a comitiva visitou, ainda, o Centro de Excelência em Manobras (Maneuver Center Of Excellence – MCOE) e o Instituto para a Cooperação em Segurança do Hemisfério Ocidental (Western Hemisphere Institute for Security Cooperation – WHINSEC).
Ao final do evento, os militares americanos, que realizaram o salto semiautomático, foram brevetados Paraquedistas honorários brasileiros e os militares brasileiros foram brevetados Paraquedistas e Mestre de Salto honorários americanos.
(CCOMSEX/FM)