COMITIVA DO MÉXICO VISITA A ESG

O Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), General de Exército Décio Luís Schons, recebeu, hoje (24/04), a comitiva do Colégio de Defesa Nacional e do Centro de Estudos Superiores Navais do México. O encontro, parte do Programa de Cooperação entre os dois países, teve por objetivo conhecer as atividades desenvolvidas na ESG e compartilhar conhecimentos. A primeira palestra, ministrada pelo General Zambão, Diretor do Instituto de Doutrina e Operações Conjuntas, foi sobre a Política Nacional de Defesa, apresentando seus aspectos e destacando os três pilares: desenvolvimento, diplomacia e a defesa, que orientam a elaboração da defesa estratégica nacional.

Seguindo a programação, a professora da ESG e especialista em geopolítica, Drª Mariana Kalil, abordou os ‘Riscos à Segurança Internacional do Estado Brasileiro’, por meio da comparação entre a cooperação na segurança e a defesa, abordando assuntos referentes à segurança pública no Estado e a importância das missões de paz. Intitulada “Ciberespaço como ameaça emergente à segurança nacional”, a última palestra foi realizada por videoconferência, com o Tenente Coronel Terra, do Centro de Defesa Cibernética do Exército. O coronel, além de compartilhar a experiência do Centro na proteção de grandes eventos sediados no Brasil e apresentar o Sistema Militar de Defesa Cibernética, destacou também a importância da capacitação de recursos humanos.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>